GIRO DA NOTÍCIA

PREFEITO DE TERESINA DECRETA USO OBRIGATÓRIO DA MÁSCARA EM VIAS PÚBLICAS.

#Decretos se assemelham com os que foram assinados pelas prefeituras de cidades como Passos, em Minas Gerais, e de Curitiba, no Paraná, que tornam obrigatório em espaços públicos e comerciais, e em Buenos Aires, na Argentina, que obriga o uso de máscara nas ruas. Governos de alguns estados, como do Goiás e de Santa Catarina também editaram medidas que obrigam o uso das máscaras.



Os prefeitos Firmino Filho (PSDB), de Teresina, e Raimundo Alves, de Piracuruca, decretaram o uso obrigatório de máscaras, para evitar a disseminação do coronavírus. O decreto da capital obriga que trabalhadores dos serviços essenciais, público ou privados, usem as máscaras. Já em Piracuruca, a ordem vale para qualquer pessoa que sair de casa.

Os decretos se assemelham com os que foram assinados pelas prefeituras de cidades como Passos, em Minas Gerais, e de Curitiba, no Paraná, que tornam obrigatório em espaços públicos e comerciais, e em Buenos Aires, na Argentina, que obriga o uso de máscara nas ruas. Governos de alguns estados, como do Goiás e de Santa Catarina também editaram medidas que obrigam o uso das máscaras.

Trabalhadores da iniciativa privada e do serviço público de Teresina que prestam serviços essenciais deverão usar máscaras em seus locais de trabalho. A determinação veio com o decreto Nº 19.647, assinado por Firmino Filho, de acordo com Nota Informativa do Ministério da Saúde.

O decreto obriga ainda que as empresas forneçam máscaras de tecido e produtos para que possam higienizar as mãos, como água, sabão e álcool em gel a 70%. Caso haja a necessidade de outros equipamentos de proteção individual (EPI), as empresas também são obrigadas a fornecer.

O decreto assinado pelo prefeito de Piracuruca torna obrigatório o uso de máscaras para todas as pessoas que estiverem se deslocando pelas ruas da cidade ou dentro de estabelecimentos, quando estiverem em algum transporte coletivo, ou qualquer permanência em local público.

O decreto diz ainda que os estabelecimentos prestadores de serviços essenciais devem fornecer máscaras a seus funcionários, e apenas permitir a entrada de clientes nas empresas se estiverem com o rosto coberto.
Isolamento social e decretos de calamidade: Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades.



Teresina passa obrigar uso de máscaras

Nenhum comentário