GIRO DA NOTÍCIA

RIO VAI USAR DRONE PARA DISPERÇAR AGLOMERAÇÕES EM VIAS PÚBLICAS DA CAPITAL FLUMINENSE.

#Equipamento da prefeitura do Rio de Janeiro vai auxiliar o Centro de Operações e a base operacional montada no Riocentro para atender os chamados do Disk Aglomeração, bem como no monitoramento feito por sinal de celular.





A partir desta 4ª feira (15.abr.2020), quem insistir em permanecer em aglomerações em locais públicos no Rio de Janeiro pode ser surpreendido por 1 drone equipado com um alto-falante, que vai emitir alertas sobre a importância de ficar em casa neste momento de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

O equipamento da prefeitura do Rio de Janeiro vai auxiliar o Centro de Operações e a base operacional montada no Riocentro para atender os chamados do Disk Aglomeração, bem como no monitoramento feito por sinal de celular.

Segundo o prefeito Marcelo Crivella, o drone vai auxiliar na conscientização da população. “Vamos usar 1 drone que tem 1 alto-falante. Ele vai levar uma mensagem às pessoas e avisar: por favor, voltem para casa. Não permaneçam em aglomeração, tem risco”, disse ele em entrevista coletiva na 3ª feira (14.abr).

Mercados e hortifrútis: Também começa na mesma semana a fiscalização para as novas regras que mercados, supermercados e hortifrútis devem adotar para evitar o contágio pelo novo coronavírus. A norma foi publicada na 2ª feira (13.abr) no Diário Oficial do Município, depois de discussão com a Asserj (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro).

As regras incluem a prioridade no atendimento a pessoas com mais de 60 anos; a restrição da entrada a uma pessoa por família; o controle do acesso de clientes para evitar aglomerações; e a demarcação do piso para manter 1 metro e meio de distanciamento entre os clientes nas filas.

Nas áreas de exposição, está proibido o autoatendimento na venda de pães, enquanto ele deve ser priorizado para a venda de produtos fracionados e fatiados, desde que estejam embalados e identificados.

Os carrinhos e cestas devem ser constantemente higienizados. Os clientes terão as mãos borrifadas com solução alcoólica 70% antes da entrada e os estabelecimentos devem disponibilizar álcool 70% nos caixas, balcões de atendimento e outros pontos acessíveis aos clientes.

Os funcionários devem ser avaliados diariamente na entrada e durante o serviço e devem ser dispensados caso apresentem sintomas respiratórios ou febre. O estabelecimento deve fornecer equipamentos de proteção individual para a equipe de limpeza e é recomendada a instalação de divisória transparente resistente para proteger o funcionário.

Os estabelecimentos que não cumprirem as normas pode receber notificação, multa e sofrer até interdição.

Drones vão monitorar aglomerações no Rio

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