BARES E RESTAURANTES USAM SE REIVENTAM PARA SE MANTEREM NO MERCADO COMPETITIVO.
#Casas noturnas começaram a usarem a criatividade para manter a rotatividade de clientes mesmo com a quarentena.
No processo de se reinventar para sobreviver em tempos de pandemia do coronavírus, bares e restaurantes se apegaram aos serviços de entrega em casa (delivery), mas muitos foram além e criaram ações e produtos para se diferenciarem enquanto estão de portas fechadas à espera de uma retomada.
Garrafas especiais para drinks, "rodízio" de pizzas para delivery, comidas de chefs famosos em marmitas, drive thru na fábrica para venda de bebidas estão entre as novidades introduzidas no setor que, desde o início da quarentena, em meados de março, perdeu cerca de 200 mil estabelecimentos em todo o País, segundo cálculos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Com 30 anos de atuação na capital paulista, a Pizzaria Villa Roma não tinha ainda operado com delivery. Na unidade do bairro Jardins atendia entre 150 e 180 clientes aos finais de semana, número que chegava a 200 pessoas às quartas-feiras, dia de rodízio. Na filial do Tatuapé os finais de semana eram ainda mais movimentados, chegando a 260 pessoas, informa o sócio Gabriel Pinheiro.
Sem alternativas, ele teve de recorrer às entregas em casa mas, e diante da concorrência que já havia no segmento pensou em formas de se diferenciar.
Primeiro, encomendou embalagens que permitem que o vapor saia mais rapidamente da caixa, mantendo a pizza crocante mesmo que tenha de ser reaquecida, e passou a enviar sachês com álcool gel aos clientes.
O delivery passou a representar 20% do faturamento que tinha antes do surto da covid-19. Após ouvir de vários fregueses que sentiam saudades do rodízio porque podiam provar vários sabores, ele criou, no mês passado, a "pizza rodízio", com quatro recheios diferentes. A opção passou a ser o carro-chefe da Villa Roma.
Dos 32 funcionários, 22 estão com contratos suspensos, conforme prevê a MP 936. "A suspensão vence no meio do mês e espero que a medida seja prorrogada", afirma Pinheiro, que tentou obter crédito em várias instituições financeiras mas não conseguiu. A abertura de uma terceira pizzaria, em Fortaleza (CE), que seria administrada pelo sogro foi congelada.
Drinque engarrafado. Apesar de servir petiscos e "comida de bistrô", o forte do Drosophyla Bar são os coquetéis originais. Criado há 34 anos por Lilian Varella, o bar ocupa há cinco anos um imóvel dos anos 20 tombado pelo patrimônio histórico no centro de São Paulo. Com a pandemia, Lilian precisou aderir ao "universo do delivery para tentar sobreviver", mas encontrou dificuldades em entregar drinques sem perda de qualidade.
Com ajuda de um grupo de amigos da plataforma Sip Lovers, que criou garrafinhas de 100 mililitros com tampas que mantêm características e sabores das bebidas, Lilian tem conseguido entregar quatro dos seus drinques preparados pela bartender Hannah Jacomme.
As garrafas têm selos com a frase "Fique em casa" e o nome da bebida e do bar. Entregas em até 2 km de distância são feitos em bicicletas pela equipe do Drosophyla. Os mais distantes são por meio de aplicativos.
Dos 16 funcionários, metade está com os contratos suspensos. "Se o governo não mantiver a medida (MP 936) não sei quanto tempo vou conseguir segurar, até porque tentei um empréstimo, mas está difícil conseguir", afirma Lilian.
A Cervejaria Madalena iniciou a venda por sistema drive thru em sua fábrica de cervejas artesanais em Santo André, no ABC paulista, onde mantinha uma loja própria. Também lançou garrafas plásticas de um e cinco litros, especiais para o transporte de cervejas na venda por delivery.
Fonte/: Notícia ao Minuto
Texto/: Notícia ao Minuto
Produção/: Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel)
Replica/: Portal CNI
Imagem/: Foto Reprodução
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