GIRO DA NOTÍCIA

ERRO DE PROJETO SERIA A PRINCIPAL CAUSA DO ACIDENTE DA CICLOVIA "TIM MAIA" DIZ ENGENHEIRO.

#Falta de viga no local provocou o desabamento aponto técnico.


De acordo com o engenheiro civil e conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), Antônio Eulálio Pedrosa Araújo, o motivo do desabamento de parte da ciclovia, Tim Maia, na Zona Sul do Rio de Janeiro nessa Quinta-Feira, 21, foi causado por erro de projeto.

De acordo com o engenheiro, a pressão da água sobre a ciclovia, não foi a causa do acidente, e sim a falta de vigas. Antônio destacou que a região onde ocorreu a tragédia, é diferente das demais partes da ciclovia. "Não foi considerado o efeito da onda sobre a parte inferior da passarela, que fez com que ela tombasse. Aquele trecho é diferente dos demais, tinha apenas uma viga central. Como os apoios eram muito próximos um do outro sobre os pilares, a força de içamento do lado que onda bateu ficou mais engrandecida", explicou.

Antônio destacou que a ciclovia deverá passar por uma nova análise, para detectar possíveis erros."Tem que ser feita uma análise de todo o projeto, a memória de cálculo, para tranquilizar a população. Talvez tenham subestimado o efeito da onda, não tenham considerado a maior onda, que é uma estatística. Há ondas que ocorrem de cem em cem anos, mas devem ser consideradas, e um fator de segurança deve ser aplicado." destacou.

O acidente que repercutiu na imprensa mundial, foi chamada de "imperdoável" pelo prefeito, Eduardo Paes, do Rio de Janeiro. As principais causas estão sendo apuradas.

A tragédia provocou a morte de três pessoas, no qual apenas uma está desaparecida. O local está totalmente bloqueado e não há data de liberação da pista.

O desabamento ocorreu pouco mais de quatro meses após sua inauguração em meados de Janeiro, a ciclovia Tim Maia liga o Leblon à São Conrado. A construção teve inicio em Junho de 2014 com um custo de aproximadamente R$ 45 milhões.

Em 17 de janeiro, o prefeito municipal do Rio, Eduardo Paes, inaugurou à primeira parte da ciclovia, que vai apenas do Leblon à São Conrado e tem apenas 3,9 quilômetros. Ainda não há data para a entrega da segunda parte da pista, que vai ligar São Conrado à Barra.




Nenhum comentário