GIRO DA NOTÍCIA

ELEIÇÕES AMERICANAS TEM 4 BRASILEIROS NA DISPUTA AO CARGO PÚBLICO.

#Brasileiros destacam não receber apoio da comunidade local em solo americano.


As eleições norte-americanas, que escolhe novo presidente nessa Terça-Feira, 08, possui 4 candidatos brasileiros ao cargo público dos Estados Unidos. Renata Castro Alves, Margareth Shepard, José Peixoto e Cláudia Mariaca, são moradores dos estados de Flórida e Massachusetts, região que abriga um milhão de estrangeiros vindos do Brasil.

Entre os cargos escolhido pelos brasileiros estão: vereador, deputado estadual e representante. O candidato só pode ser eleito caso tenha autorização como cidadão americano e residência fixa.

CONHEÇA:

RENATA CASTRO ALVES:
Natural de São Gonçalo (RJ), Renata Alves é advogada especializada em imigração e concorrerá ao posto de vereadora em Margate, cidade com 58 mil habitantes na Florida. Essa será sua primeira participação na política.

MARGARETH SHEPARD: Goiana de Inhumas, Shepard se elegeu no fim do ano passado como representante em Framingham, município que fica em uma áreas com maior presença de brasileiros em Massachusetts (nordeste dos EUA). O município, de 68 mil habitantes, não tem prefeitura e é administrado por um conselho de 160 cidadãos, modelo de gestão que vigora em partes dos EUA.

Shepard também é tesoureira do comitê local do Partido Democrata e ajudou a organizar à primeira reunião entre imigrantes brasileiros para arrecadar fundos para a eleição presidencial. Ela diz que mais de 200 brasileiros participaram e que as doações a Hillary Clinton (a candidata democrata à Casa Branca) somaram U$S 4 mil (mais de R$ 12 mil).

JOSÉ PEIXOTO: Há 31 anos nos EUA, Peixoto nasceu em Ipanema (MG) sendo o único dos candidatos entrevistados a apoiar o republicano, Donald Trump, para a Casa Branca. Peixoto trabalha em construção civil e mora em Key Largo, ilha ao Sul de Miami.

Essa é à segunda vez que ele disputa o posto. Em 2012, perdeu ao ficar em quarto lugar, com 2.717 votos (1,1% do total). O vencedor, o democrata Joe Garcia, recebeu 136 mil votos (53,6%).

O brasileiro destaca que Hillary é a "Dilma americana" e compara o Partido Democrata ao PT. "Os democratas têm esse negócio de querer dar bolsas para tudo, como o PT, mas nós já vimos que isso não deu certo no Brasil”.

CLAUDIA MARIACA: Nascida em Buenos Aires, Mariaca morou doze anos em São Paulo, onde morou por anos. Nos EUA há mais de 20 anos, fala português com sotaque paulistano e se considera "meio argentina, meio brasileira, meio americana".

Ela começou a se envolver com a política ao presidir uma associação de pais e professores em Doral, cidade com 56 mil habitantes. Na época, ficou impressionada com o acesso que cidadãos tinham às autoridades.

Formada em economia e especialista em marketing, ela diz que uma de suas preocupações é "trazer de volta a sensação de comunidade que tínhamos". Segundo Mariaca, a população de Doral cresceu muito nos últimos anos com a chegada de imigrantes, muitos dos quais brasileiros.
Candidatos brasileiros

Nenhum comentário