GIRO DA NOTÍCIA

BRASIL VOLTA A GERAR LUCROS PARA O MERCOSUL DIZ MDIC.

#Mercosul empaca por sofrer com burocracia diz CNI.


Dados divulgados na última Terça-Feira, 02, pelo Ministério da Indústria Comércio Exterior e Serviços, (MDIC), mostra que o Brasil começa, aos poucos, a recuperar as vendas para o Mercosul, principal bloco econômico da América Latina. O relatório mostra um aumento de 20,5% durante o trimestre em comparação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com um estudo da Confederação Nacional da Indústria, (CNI), o que empaca o bloco é extensa burocracia. "O Mercosul é bom na concepção, porque os países precisavam se unir para ter mais força nas mesas de negociação", disse o diretor de Desenvolvimento Industrial da entidade, Carlos Eduardo Abijaodi. "Mas há muitas falhas."

As exportações dos sócios para dentro do próprio Mercosul caíram de US$ 54 bilhões em 2011 para US$ 36 bilhões em 2016, uma queda de 33%. No mesmo período, as vendas para fora do bloco tiveram queda de 26%, o que mostra uma perda de importância das relações comerciais intrabloco.
Brasil volta a gerar vendas para o Mercosul

Nenhum comentário