REFUGIADOS VENEZUELANOS FAZEM MANAUS DECRETAR EMERGÊNCIA.
#Manaus pede ajuda do governo estadual e federal.
Com a medida, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, (Semmasdh), priorize as ações emergenciais humanitárias e solicita que todos os órgãos e entidades do município fiquem em alerta para atender às ações e atividades requeridas ou solicitadas pela pasta.
De acordo com o secretário da Semmasdh, Elias Emanuel, o objetivo de Manaus é: a inclusão do governo federal o governo do Amazonas nas ações que tem como objetivo dar uma solução à curto prazo para o drama dos venezuelanos indígenas warao que estão em Manaus desde o início de dezembro do ano passado” disse.
Pelas ruas de Manaus é fácil encontrar novos centros de refugiados, grande parte localizado na área central da capital. Pequenas favelas, sem estrutura e precária, vão ganhando as ruas de Manaus e em capitais como Macapá e Roraima.
RORAIMA DECRETA EMERGÊNCIA: Como já noticiado, (com exclusividade pelo Informativo Blog), o estado de Roraima decretou emergência por 180 dias nessa em 17 de Dezembro de 2016, na rede de saúde pública de Boa Vista e Pacaraima, cidade fronteira com a Venezuela. De acordo com à governadora, Suely Campos, (PP), a medida se deu devido o alto número de imigração de venezuelanos ao país à procura de emprego, comida, moradia e saúde.
Suely afirma que os hospitais de ambas cidades não comportam mais a demanda de atendimento ao imigrante. "O estado não tem como suportar por muito tempo essa demanda enorme. Precisamos de profissionais para os municípios. O hospital de Pacaraima está sobrecarregado. Está humanamente impossível prestar um bom serviço", disse ela.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) espera receber ajuda do governo federal para contratar profissionais e comprar material hospitalar e de limpeza. O órgão afirma que atende cerca de 600 venezuelanos todos os dias em Pacaraima.
![]() |
| Venezuelanos tomam conta do Brasil |

Nenhum comentário