GIRO DA NOTÍCIA

DOIS NOVOS FURACÕES ASSOMBRAM O CARIBE E A AMÉRICA CENTRAL.

#Furacões Soje e Katia ganham força entorno do Irma.


O furacão José se fortaleceu nesta Sexta-Feira, 08, para a categoria 4 --a máxima é a 5 depois que seus ventos atingiram 240 km/h nas águas do Atlântico, enquanto se dirige para as Pequenas Antilhas, informou o Centro Nacional de Furacões (CNH, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

Em um boletim especial, o órgão informou que este ciclone, o terceiro ativo neste momento no Atlântico, junto com Irma e Katia, já é "extremadamente perigoso".

Os meteorologistas americanos assinalam que o José está a 700 quilômetros a norte das Pequenas Antilhas e se desloca para oeste-noroeste a 30 km/h. Katia é o outro furacão ativo e está ainda na categoria 1.

José se encontra em águas abertas do oceano Atlântico e poderia seguir a esteira de Harvey --que atingiu fortemente o Estado americano do Texas-- no seu rumo ao Caribe, enquanto Katia se formou no sudoeste do Golfo do México.


As previsões dos especialistas do NHC apontam que José deve se ir rumo às Pequenas Antilhas, castigada nas últimas horas pelo furacão Irma.

José poderia chegar às ilhas neste final de semana, ainda que posteriormente viraria ligeiramente para o norte para situar-se entre os arquipélagos de Bermuda e das Bahamas.
Previsões

A previsão dos meteorologistas é que Katia permaneça em frente à costa até a última hora de sexta-feira, quando tocaria terra no México para debilitar-se posteriormente a uma depressão tropical.

Estes dois furacões se somam ao Irma, o furacão mais forte registrado até agora no Atlântico, que se aproxima da costa nordeste de Porto Rico após deixar para trás as Ilhas Virgens Britânicas, no Caribe.

A primeira tempestade tropical de 2017 foi Arlene, que se formou em abril na metade do Atlântico, mais de um mês antes do começo da temporada.

Depois vieram Bret, Cindy, Don, Emily e Franklin, que se tornou o primeiro furacão da temporada. Em seguida, Gert, o segundo furacão, Harvey, que alcançou a categoria 4, e pouco depois Irma, que chegou à categoria 5, antes de José e Katia. (Com agências internacionais).
Dois novos furacões se formam ao lado do Irma

Nenhum comentário