GIRO DA NOTÍCIA

FURACÃO IRMA CHEGA À FLORIDA CAUSANDO ESTRAGOS E 3 MORTES.

#Furacão derrubou postes deixando quase 1 milhão sem energia elétrica.


Após devastar uma série de países na região do Caribe, o furacão Irma tocou a terra deste Domingo,10, nas ilhotas da Flórida, no extremo Sul dos Estados Unidos, com ventos de até 215 quilômetros por hora (km/h), informou o Centro Nacional de Furacões (NHC). Em um boletim especial, emitido às 7h (horário local, 8h em Brasília), o NHC indicou que a parte norte do olho do furacão alcançou as ilhotas da Flórida, onde há horas se sentem com força os embates do vento.

De acordo com a "ABC News", uma pessoa morreu por conta do furacão na Flórida, mesmo com a evacuação mais de 6,2 milhões de pessoas de suas casas - mais de 25% da população do estado.
Ainda segundo as emissoras norte-americanas, mais de 700 mil pessoas já estão sem energia elétrica por todo o estado e 10 mil voos foram cancelados.

Em um comunicado, o presidente dos EUA, Donald Trump, lançou um apelo para que as pessoas deixem suas casas e se protejam imediatamente. Segundo o mandatário, "os objetos e as casas podem ser reconstruídos, mas as vidas não" e ainda pediu a proteção de Deus. "A Guarda Costeira americana, o FEMA [o órgão federal para a gestão de emergências] e todas as pessoas corajosas dos serviços federal e estatal estão prontas. O Irma está chegando. Que Deus proteja a todos", disse Trump.

Miami
Em Miami, a força dos ventos e as chuvas geradas pelo furacão já começaram a fazer estragos na manhã de hoje. Há ruas inundadas e árvores caídas. As ruas, totalmente vazias, são iluminadas pela intensidade dos raios e o forte vento se deixa notar nos edifícios da cidade, que recebem o impacto de objetos que saem voando devido às fortes sequências.

Em Miami Beach, a popular Collins Avenue também se viu inundada e se teme que os efeitos possam ser muitos piores à medida o furacão vá se aproximando e gere um possível aumento do nível do mar, o que afetaria as numerosas áreas costeiras da região.

As dimensões do Irma fazem com que os seus ventos com força de furacão se estendam até 130 quilômetros de seu centro e os de força de tempestade tropical sejam sentidos a até 350 quilômetros.

Irma, que deixou um rastro de pelo menos 25 mortos e consideráveis danos materiais no Caribe, se encontra a 25 quilômetros ao sudeste de Key West e se desloca a uma velocidade de 13 km/h.

Cuba
Em Cuba, apesar de nenhuma morte ter sido registrada, os danos materiais foram enormes. O presidente cubano, Raúl Castro, advertiu que o dano causado pelo furacão ao sistema elétrico é em nível nacional e que o governo está trabalhando o mais rápido possível para ter novamente luz pela ilha. De acordo com um alerta enviado pela Presidência, há um gigantesco black-out por toda a região. Além disso, foram registradas ondas de nove metros de altura e a água avançou por até 600 metros além do normal.

A mídia local informa que o plano de evacuação de turistas do governo cubano funcionou e que cinco mil turistas foram retirados do país antes da chegada do fenômeno.

Furacão chega à Florida

Nenhum comentário