GIRO DA NOTÍCIA

BLACK FRIDAY ULTRAPASSA NATAL EM VOLUMES DE COMPRAS.

#Data criada por empresas norte-americanas para adiantar em um mês as vendas de dezembro, é considerada hoje como o próprio Natal do comércio online no Brasil.


Falta pouco para a Black Friday, dia de liquidações que marca o início da temporada de compras de fim de ano, que em 2017 ocorre nesta sexta, 24. A data, criada por empresas norte-americanas para adiantar em um mês as vendas de dezembro, é considerada hoje como o próprio Natal do comércio online.

Toda essa expectativa dos e-commerces não é à toa. Segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), é esperado em 2017 um aumento de até 20% nas vendas online em comparação ao ano passado. Grupos como o Icomm, formado pelas lojas online multimarcas Shop2gether e Oqvestir, vêem seu faturamento quase quadruplicado na ocasião. "Enxergamos na data a oportunidade de adquirir novos consumidores para todo o ano", explica Ana Isabel Carvalho Pinto, sócia-fundadora do Shop2gether e diretora de planejamento e marketing do grupo.

"Quando acaba uma Black Friday, já começamos a nos organizar para a próxima. A partir de agosto, todos já estão focados na ação", afirma Malte Huffmann, co-fundador da Dafiti. "Só no Brasil, contratamos 750 funcionários extras para atender à demanda do mês", revela Gabriela Platinetty, diretora de marketing do grupo Netshoes, que também detém a Zattini e a Shoestock. O consumidor de moda, principalmente o público feminino, costuma preferir compras online e volta aos sites depois da Black Friday para fazer novas aquisições.

Mas, se há alguns anos o segredo para vender roupas, sapatos e acessórios no último fim de semana de novembro era apenas baixar o preço, hoje, o usuário quer mais, já que ele sabe o que está em alta e quais marcas e peças valem o investimento. “Roupa não é como geladeira, que você compara os preços e leva a mais barata, sem importar a marca. Para quem consome moda, a grife, o tecido e a modelagem importam”, analisa Ana Isabel. “E tem mais, o nosso cliente é antenado. Ele sabe que 15 dias depois do Natal aquela mesma peça vai liquidar”, completa.
Volumes de comrpas na Black Friday é maior que do Natal

Nenhum comentário