GIRO DA NOTÍCIA

PARQUE DOS VEADERIOS SE REGENERA APÓS UM MÊS DOS INCÊNDIOS.

#Chuva torrenciais do mês de Novembro ajudou na reconstrução natural da vegetação do parque.


Um mês após o fim do maior incêndio da sua história, o verde voltou à Chapada dos Veadeiros. Faltam os turistas. A ausência deixa os empresários do setor apreensivos. Com prejuízos acumulados em outubro, devido à sequência de queimadas que deixou o Parque Nacional fechado quase todo o mês, eles temem uma baixa em dezembro e janeiro, período tradicionalmente de maior visitação. Para evitar o pior, propagam que os principais atrativos da região escaparam do fogo e funcionam normalmente.

Uma equipe do jornal Correio Brasiliense de Brasília rodou quase mil quilômetros em quatro dias pelas quatro principais localidades da região: Cavalcante, Teresina, Alto Paraíso e Vila de São Jorge. Visitou o interior do parque, pousadas, fazendas, comunidades quilombolas e as mais famosas cachoeiras. Constatou não haver motivos para o turista evitar a Chapada dos Veadeiros nem os municípios e povoados. O que resta de vestígio do fogo em nada atrapalha a visitação. E, mais do que nunca, os moradores precisam da presença dos forasteiros.

Mesmo diante das notícias sobre a destruição do Parque Nacional, o zootecnista Guilherme Azevedo, 31 anos, e a veterinária Thais Oliveira, 29, decidiram passar a semana passada inteira na região da Chapada, após uma semana de estudos em Brasília. E não se arrependeram. “Se ainda tivesse incêndio, se houvesse o que fazer para ajudar, a gente viria de qualquer jeito”, destacou Thais. “Esse lugar é único, belíssimo. Nunca vi nada igual”, completou ela, diante dos dois maiores saltos do parque. Com 80m e 120m de altura, eles ficam lado a lado e só podem ser vistos de cima, após uma longa caminhada.

Com as chuvas, o verde voltou a predominar na vegetação de outro cartão-postal da chapada, o Jardim de Maytrea (leia Para saber mais), dentro da área protegida do Parque Nacional. Todo queimado em outubro, expõe novamente campos de flores, veredas e buritizais emoldurados por um horizonte recortado de montanhas, como o não menos famoso Morro da Baleia. Cenário exuberante que, também por estar à margem da GO-239, estrada que liga Alto Paraíso a São Jorge, é um dos mais fotografados da Chapada dos Veadeiros.
Parque dos Veadeiros volta a ter vida natural após incêndios

Nenhum comentário