GIRO DA NOTÍCIA

SÃO PAULO TEM AUMENTO NO NÚMERO DE VICIADOS EM DROGAS.

#Cracolândia continua sendo o principal ponto de drogas na capital.


Há cerca de uma década, o fenômeno da Cracolândia deixou de ser exclusividade de alguns quarteirões na Luz. Outros bairros passaram a abrigar as próprias legiões de usuários de drogas. Um dos locais acometidos pelo drama foi o Complexo Viário José Roberto Fanganiello Melhem, em Cerqueira César, ponto emblemático por ligar cinco das vias mais importantes da capital: Paulista, Consolação, Rebouças, Doutor Arnaldo e Pacaembu.

Mas o que até recentemente se limitava a um punhado de viciados hoje em dia ganha contornos mais preocupantes. Diariamente é possível deparar por ali com cerca de 100 pessoas, mais que o dobro da média de três anos atrás. Na esteira desse movimento ocorreu o aumento da violência. As delegacias próximas à área registraram elevação nos casos de crimes contra o patrimônio.

A mais relevante ocorreu no 4º DP, na Consolação, com 6 087 furtos entre janeiro e setembro deste ano, alta de 42% em relação ao mesmo período de 2016. No 23º DP, em Perdizes, houve 5 850 ocorrências, um crescimento de 14%. Para efeito de comparação, a média de aumento na cidade no mesmo intervalo de tempo foi de 7%.

A Secretaria de Segurança Pública argumenta que há um aumento na produtividade policial, com 145 pessoas presas em flagrante na região em 2017, 21% mais que no ano passado.

Na segunda (13), a prefeitura realizou uma limpeza no local, mas não retirou as armações. Os vizinhos se queixam da invasão. “Além dos fixos, há muitas pessoas que chegam à noite e aproveitam a escuridão para fumar crack no coreto da praça. Deixei de frequentar o espaço”, afirma a advogada Juliana Della Torre.
Número de usuários de drogas aumentou em SP

Nenhum comentário