GIRO DA NOTÍCIA

BLACK FFRIDAY FEZ VENDAS DO COMÉRCIO BRASILEIRO CRESCER EM NOVEMBRO.

#Vendas no comércio tiveram alta de  0,7% segundo IBGE.


As vendas do comércio varejista brasileiro fecharam novembro com alta de 0,7% em relação a outubro, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (09). A alta do penúltimo mês de 2017 compensou a queda, também de 0,7%, ocorrida em outubro.

Contribuíram para o indicador a melhora nas vendas de artigos de uso pessoal e doméstico (8%) e móveis e eletrodomésticos (6,1%). A Black Friday, que é a data do varejo em que os lojistas fazem promoções para atrair clientes, também teve impacto positivo sobre as vendas. Em outubro, as vendas do comércio haviam sido fracas justamente porque consumidores optaram por esperar a data de descontos do mês seguinte.

Livros, jornais e revistas (1,4%), artigos farmacêuticos (1,2%) e vendas em supermercados e de produtos alimentícios (0,8%) também tiveram desempenho melhor em novembro frente a outubro. Na ponta oposta, combustíveis e lubrificantes tiveram queda de 1,8% na esteira de aumentos de preços praticados pela Petrobras. Equipamentos e materiais de escritório, informática e comunicação tiveram queda de 5,8% na passagem de outubro para novembro.

Comparação anual: Na comparação de novembro de 2017 com igual período de 2016, as vendas do comércio nacional tiveram alta de 5,9%, impulsionadas principalmente pela melhora, ainda que lenta, da economia brasileira, pela queda dos juros e da inflação e pela redução das taxas de desemprego, conforme o IBGE.

Móveis e eletrodomésticos, com alta de 15,6% no período, tiveram o melhor resultado entre os oito segmentos do varejo pesquisados pelo IBGE. Apenas três segmentos tiveram queda na comparação anual: combustíveis (-2,5%), livros, jornais e revistas (-2,3%) e materiais de escritório e informática (-6,8%). No acumulado em 12 meses encerrados em novembro, o varejo teve vendas 1,1% melhores. Já no acumulado dos 11 meses de 2017, a alta observada foi de 1,9%.

Varejo ampliado: Quando considerado o chamado varejo ampliado, que inclui, além dos oito segmentos do varejo comum, veículos, motocicletas, peças e material de construção, o indicador de novembro teve alta ainda mais expressiva, de 2,5% frente a outubro.

É uma melhora em relação ao verificado no mês anterior, quando o varejo ampliado havia registrado queda de 1,7%. Na comparação anual, de novembro com igual período de 2016, a alta do varejo ampliado foi ainda mais expressiva, de 8,7%.

Veículos, motos, partes e peças tiveram, em novembro, alta de 1,5% em relação ao mês imediatamente anterior, e de 9,2% na comparação com novembro de 2016. Já material de construção teve alta de 2,3%, revertendo queda de 0,8% de outubro. Na comparação anual, com novembro de 2016, a alta foi de 14,9%.

Black Friday movimentou comércio brasileiro em 2017 mesmo com a forte recessão

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