GIRO DA NOTÍCIA

MAIORIA DOS BRASILEIROS DEIXARIAM O CARRO SE HOUVESSE TRANSPORTE PÚBLICO DE QUALIDADE.

#Brasileiros passam, em média, um mês e sete dias no trânsito ao longo do ano.



Uma pesquisa interessante feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), sobre os hábitos e percepções da mobilidade urbana no dia a dia dos brasileiros, mostra que caso houvesse uma boa alternativa de transporte coletivo, seis em cada 10 motoristas deixariam de usar os veículos particulares para trajetos diários. Ou seja, 60% dos 1,5 mil consumidores entrevistados, de todas as capitais brasileiras, mudariam a opção de transporte caso tivessem opções melhores.

"Esse dado mostra, claramente, que o fato de a gente ter uma mobilidade urbana ainda insuficiente, faz com que mais e mais pessoas usem o carro. E se tivesse uma alternativa de qualidade, eles deixariam de usar. E aí a gente gera vários impactos, no trânsito, principalmente. Por conta da preferência, temos um trânsito muito intenso. Em nossa estimativa, o brasileiro passa, em média, um mês e sete dias no trânsito ao longo do ano", comenta Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

Ainda segundo o levcantamento, 35% dos cidadãos preferem usar o transporte público por ser mais barato e 28% contam apenas com esse meio de locomoção disponível. Apenas 17% foram mais resistentes e manteriam o hábito de usar apenas os veículos próprios. "Só 17% é um percentual muito menor do que aqueles que disseram que talvez trocassem o carro se tivessem um transporte público de qualidade. Quando a gente fala de tipo de transporte mais usado no dia a dia, na maior parte dos casos, o ônibus foi o mais citado. Para a ida ao trabalho, ele é usado por 53% das pessoas", afirma Marcela.

Para aquelas pessoas que preferem se deslocar de carro, entre as principais vantagens, destaque para o conforto (42%), a comodidade (37%) e a rapidez para chegar ao destino (32%).


Maioria dos brasileiros trocariam o carro pelo transporte público

Nenhum comentário