GIRO DA NOTÍCIA

MPF ASSINA ACORDO COM O SANTANDER PARA REALIZAR DUAS NOVAS EXPOSIÇÕES SOBRE DIVERSIDADE.

#Mostras deverão abordar “a temática da intolerância, em quatro eixos de forma equânime.


Quatro meses após o cancelamento da coletiva “Queermuseu”, em Porto Alegre, o Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul (MPF-RS) celebrou um Termo de Compromisso Consensual com o Santander Cultural para a realização de duas exposições, em até 18 meses, com conteúdo que aborde obrigatoriamente temas relacionados a “diferença e diversidade”. Assinado na última terça-feira com o presidente da instituição, Marcos Madureira, o termo prevê multa de até R$ 800 mil reais caso o museu não monte as mostras conforme o texto determina.

Elaborado pelo Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Rio Grande do Sul, representada pelo procurador Enrico Rodrigues de Freitas, o acordo estabelece, em sua cláusula segunda, que o Santander Cultural compromete-se a realizar “duas novas novas exposições, enfatizando especialmente a temática sobre a diferença e diversidade na ótica dos Direitos Humanos, segundo livre e exclusiva criação e concepção artística do curador que será por ela responsável, e que estejam abertas à visitação pública por período não inferior a oito semanas”.

Segundo o termo, as mostras deverão abordar “a temática da intolerância, em quatro eixos de forma equânime, quais sejam: (a) gênero e orientação sexual; (b) étnicas e de raça; (c) liberdade de expressão; (d) outras formas de intolerância através dos tempos”. Além disso, uma das mostras deverá enfocar “as formas de empoderamento das mulheres na sociedade contemporânea, bem como a diversidade feminina, incluindo questões culturais, étnicas e de raça, de orientação sexual e de gênero”.

Exposições devem aconcer em Porto Alegre - RS

Nenhum comentário