GIRO DA NOTÍCIA

PRODUÇÃO INDUSTRIAL TEM ALTA DE 0.2% EM FEVEREIRO.

#Economia de bens intermediários e de semiduráveis caiu 0,7% e 0,6%.


A recuperação econômica ainda caminha a passos lentos. Ontem, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a produção industrial de fevereiro teve uma leve alta, de 0,2%, após queda de 2,2% em janeiro. Para o gerente executivo de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Castelo Branco, o setor ainda demonstra sinais de fraqueza porque há “incertezas políticas” e “ajustes ainda não realizados” no país.

No acumulado dos dois primeiros meses de 2018, no entanto, a indústria cresceu 4,3%, a maior alta desde o primeiro bimestre de 2011. Já na soma de 12 meses terminados em fevereiro, a produção industrial avançou 3%, o melhor resultado desde junho de 2011.

O resultado de fevereiro foi influenciado pelo setor de bens de consumo duráveis, que teve expansão de 1,2% em relação ao mês anterior. Também aumentou a produção de bens de capital, em 0,1%. Os setores que apresentaram dados mais positivos foram perfumaria e produtos de limpeza (alta de 4,4%), automotivo (0,9%), produtos de metal (3,1%) e produtos diversos (7,4%).

A produção de bens intermediários e de semiduráveis caiu 0,7% e 0,6%, respectivamente. Os principais recuos ocorreram nas indústrias extrativas (-5,2%) e nos produtos farmacêuticos (-8,1%).

O setor de automóveis é um dos que vêm se recuperando mais rapidamente. Segundo a Fenabrave, que representa as revendedoras, as vendas de veículos aumentaram 15% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. Em março, a expansão foi de 9,6% na comparação anual.

“O processo de recuperação não é linear, ocorrem oscilações. Mas não há razões para temer um retrocesso”, disse Castelo Branco. “A economia e a indústria estão crescendo, só que em um ritmo aquém do desejável, em especial após uma recessão tão profunda. A CNI espera alta de 2,6% na produção industrial em 2018.

Produção industrial fresce 0.2% em Fevereiro

Nenhum comentário