TÁXIS DE PORTO ALEGRE NÃO SERÃO MAIS LARANJAS.
#Lei oferece novas regraças aos motoristas de táxis de POA como utilizar a faixa destinada exclusivamente aos ônibus e lotação em caso de emergencia.
A partir da sanção do projeto, as frotas terão dois anos para passarem do tradicional vermelho-alaranjado para a cor branca, com uma faixa vermelha. A nova cor beneficia os taxistas em relação ao aspecto econômico, pois antes tinham o custo de pintar o veículo, já que a versão vermelho-alaranjada não vem de fábrica.
A cor branca também impede a defasagem do preço de revenda do veículo causada pela coloração em vigor atualmente.
Em casos de emergência, os taxistas poderão utilizar a faixa destinada exclusivamente aos ônibus e lotação. Contudo os "casos de emergência" não estão especificados na emenda.
Outra sugestão aprovada foi a que altera o tipo de concessão dada aos taxistas. Atualmente, é preciso uma permissão - nominal, intransferível e gerada a partir de licitação - para exercer a profissão de taxista.
A partir da aprovação de Marchezan, seria necessária uma autorização, que não depende de licitação e pode ser transferida a um herdeiro, por exemplo, caso o taxista titular tenha indisponibilidade de exercer seu trabalho.
Outra medida para melhorar a vida dos taxistas, que muito apontam para taxação excessiva, é a redução da Taxa de Gerenciamento Operacional (TGO). A TGO, que no texto da prefeitura fica fixada pelo valor de oito bandeiradas ao mês, passaria para quatro. A bandeira inicial do táxi é R$ 5,18 atualmente.
Esta emenda, porém, a exemplo de outras duas - uma pretende deixar os taxistas livres para realizarem descontos promocionais e a outra altera a identificação biométrica, como propôs Marchezan, para identificação eletrônica -, teve apenas um voto de diferença em sua aprovação. Por isso, as três emendas serão votadas novamente na próxima segunda-feira.
Outras alterações propostas ao PLE original são a permissão de carros 1.0 cilindradas nas frotas; vida útil do veículo de no máximo oito anos; retirada da obrigatoriedade de bancos de couro em táxis executivos; possibilidade de se fazer a cobrança antes de iniciar a corrida caso o passageiro pretenda pagar com cartão de crédito ou débito; a permissão para que táxis acessíveis, que transportam pessoas com deficiência, parem em qualquer lugar; permissão para compartilhamento de viagens entre passageiros; autorização para transportar até seis passageiros em carros de sete lugares.
Resolução causa mudanças nos tásxis de POA |
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