DOCUMENTAÇÃO DO MUSEU NACIONAL JUNTO AOS BOMBEIROS ESTAVA IRREGULAR.
#Bombeiros não informaram, no entanto, por que o museu permaneceu aberto, mesmo sem estar em dia com a documentação.
Na prática, isso significa que o prédio histórico estava irregular no que diz respeito à legislação de segurança contra incêndio e pânico, com exigência de extintores, caixas de incêndio, iluminação e sinalização de segurança e portas corta-fogo, por exemplo.
Denúncias de alunos e funcionários da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ao Destak mostram que o edifício não possuíam nenhum dos itens de segurança necessários. O próprio reitor da instituição admitiu que não tinha verba para brigadistas 24 horas por dia.
Os Bombeiros não informaram, no entanto, por que o museu permaneceu aberto, mesmo sem estar em dia com a documentação. A corporação se limitou a informar que o cumprimento da legislação vigente "é de responsabilidade dos administradores dos imóveis" e que "é imprescindível a cultura de prevenção na sociedade."
Confira a nota dos Bombeiros na íntegra: Após análise de toda a documentação relativa ao Museu Nacional, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro confirma que o órgão não tem o Certificado de Aprovação (CA) da corporação, o que significa que está irregular no que diz respeito à legislação vigente de segurança contra incêndio e pânico.
O Certificado de Aprovação é o documento que atesta a conformidade das condições arquitetônicas da edificação (área construída, número de pavimentos), bem como as medidas de segurança exigidas pela legislação (extintores, caixas de incêndio, iluminação e sinalização de segurança, portas corta-fogo).
É importante ressaltar que estar em conformidade com as medidas de segurança contra incêndio e pânico é uma obrigação de todos. É de responsabilidade dos administradores dos imóveis o cumprimento da legislação vigente. É imprescindível a cultura de prevenção na sociedade.
Documentação do Museu Nacional junto aos bombeiros estava irregular |
Nenhum comentário