GIRO DA NOTÍCIA

VOLUME DE CHUVA FICA ABAIXO DO ESPERADO PARA SÃO PAULO.

#SP registrou chuva abaixo da média durante o inverno. O inverno mais chuvoso continua sendo o de 2009, que registrou 352,3mm ao longo da estação, e o menos chuvoso foi o de 2017, que registrou apenas 61,3mm.


O volume de chuva registrado no inverno deste ano foi 26% menor do que o esperado para o período. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo), entre os dias 21 de junho e de setembro deste ano foram registrados 103,7mm de água, quando o esperado era de 140,6mm.

O resultado colocou o período na 10ª posição de mais seco da série histórica, que começou a ser registrada em 1995. "Este é até o momento o terceiro inverno consecutivo com chuvas abaixo do esperado", declarou o CGE em nota.

A estação transcorreu com chuva abaixo da média em todos os meses, exceto agosto. O inverno mais chuvoso continua sendo o de 2009, que registrou 352,3mm ao longo da estação, e o menos chuvoso foi o de 2017, que registrou apenas 61,3mm.

Vale observar que o inverno de 2017 e o verão passado (2017-2018) foram os mais secos de toda a série de dados do CGE e que o outono de 2018 teve chuvas 12% abaixo do previsto.

"Com o fim do inverno, a frequência e o volume das chuvas começam a aumentar gradativamente, até o completo estabelecimento das condições de verão, que é a estação mais chuvosa do ano", explicou Michael Pantera, meteorologista do CGE.

Em relação às temperaturas, este não foi um inverno rigoroso. No geral, tanto as mínimas quanto as máximas ficaram acima da média no mês de julho e, em agosto e setembro, ficaram abaixo da média. Não houve frio intenso, apenas dias com temperaturas mais baixas. O dia mais frio da estação foi registrado em 12 de julho, quando a média da cidade foi de 8,4ºC. Ao todo foram contabilizados apenas 20 dias com chuva no inverno.

Previsão para a primavera: A primavera, que começou no dia 22 de setembro, deve ter tardes quentes com umidade elevada costumam produzir temporais localizados, acompanhados de chuva forte, raios, rajadas de vento e até queda de granizo.

"Também são comuns no início da primavera dias com baixos índices de umidade no período da tarde, principalmente em função das temperaturas que começam a ficar mais elevadas enquanto a estação chuvosa ainda não se estabelecer", afirmou Pantera.

Volume de chuva fica abaixo do esperado em SP

Nenhum comentário