GIRO DA NOTÍCIA

VEJA COMO ECONOMIZAR NAS COMPRAS DE FINAL DE ANO.

#Primeira orientação é fazer uma lista, estipular um valor máximo para cada presente e não ultrapassar os valores predeterminados. Isso ajudará a evitar compras por impulso.


Ao menos 23% dos brasileiros querem usar o 13º salário, cuja segunda parcela cai até esta quinta-feira (20), para comprar presentes neste Natal. E 17% disseram que fariam "bicos" para conseguir comprar ainda mais presentes. Os dados fazem parte de uma pesquisa do SPC Brasil e mostram que muitos brasileiros estão saindo às compras. Mas é preciso ter cuidado para não começar o ano endividado.

A primeira orientação é fazer uma lista, estipular um valor máximo para cada presente e não ultrapassar os valores predeterminados. Isso ajudará a evitar compras por impulso.

Além disso, não se deve comprar presentes que não caibam no orçamento. Optar por substituir a tradicional troca de presentes pela realização de um "amigo secreto" ("amigo oculto") familiar pode ser uma boa alternativa para gastar menos na data.

Outra dica é ir às compras sozinho, ou no máximo com alguém que seja mais controlado que você. Se possível pague tudo à vista. Muitas lojas costumam dar desconto nesta modalidade de pagamento. O mês que sucede dezembro é janeiro, mês de muita despesa anual: impostos (IPVA e IPTU), matrícula e material escolar.

Se for parcelar, verifique se a parcela cabe no bolso, para não ficar com o nome sujo.

Pesquisar preços antes de sair de casa– a internet e sites comparadores de preços são aliados– e buscar descontos também ajudam na tarefa.

Desejo dos filhos: Ser não der para presentear toda a família, priorize as crianças. Mas não se deve tomar atitudes extremas, como deixar de pagar contas, para satisfazer o desejo dos filhos. "O exemplo precisa vir de cima. Atitudes como essa colocam a situação financeira da família em risco", afirma o educador financeiro José Vignoli.

Presente bom não precisa ser caro. Para as crianças, o que vale é brincar e elas gostam de volume.


Veja como economizar nas compras de final de ano

Nenhum comentário