GIRO DA NOTÍCIA

COREIA DO NORTE CONSTRÓI PLATAFORMAS PARA LANÇAMENTO DE MÍSSIL.

#Imagens feitas por satélite mostram dois centros de análise, o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS) e o 38 North, afirmam que as instalações do Sohae (ou Tongchang-ri) "retornaram ao seu estado normal de operação".




O local de lançamento de foguetes que a Coreia do Norte começou a desmontar como parte de sua reaproximação com os Estados Unidos está mais uma vez "operacional" depois de ser rapidamente reconstruído por Pyongyang, afirmaram especialistas norte-americanos nesta quinta-feira.

Com base em novas imagens feitas por satélite, dois centros de análise, o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS) e o 38 North, afirmam que as instalações do Sohae (ou Tongchang-ri) "retornaram ao seu estado normal de operação".

Na véspera, dois centros de análise haviam informado, com base em imagens feitas no início de março, uma reconstrução que teria iniciado logo antes ou logo após a cúpula de Hanói, realizada no final de fevereiro, entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano Kim Jong Un.

Esse encontro foi uma tentativa fracassada de concluir um acordo parcial sobre o desarmamento nuclear da Coreia do Norte.

O presidente americano afirmou na quarta-feira que se sentia "muito, muito desapontado" com o líder norte-coreano se essa informação for confirmada.

De acordo com especialistas da 38 North, a reconstrução de instalações, incluindo uma plataforma de lançamento e um local para os testes dos motores de foguete, foi feita em "um ritmo muito rápido".

"Isso mostra que a Coreia do Norte pode rapidamente, sem hesitação, tornar reversíveis todas as medidas tomadas para desmantelar seu programa de armas de destruição em massa", afirmou o CSIS.

"Este é um desafio para o objetivo americano de uma desnuclearização definitiva, irreversível e verificável", acrescentou.Para os especialistas, "as ações norte-coreanas são uma afronta à estratégia diplomática do presidente e demonstram o desafio da Coreia do Norte depois da recusa de Trump de levantar as sanções econômicas durante a sua reunião em Hanói".

Coreia do Norte está construindo plataforma para lançar míssil

Nenhum comentário