GIRO DA NOTÍCIA

TRANSOU SEM CAMISINHA NO CARNAVAL? - VEJA QUAIS SÃO OS PROCEDIMENTOS AGORA:

#SUS oferece diversos remédios que cortam as doenças sexuais.




É carnaval, é folia, você bobeou e não usou camisinha. Calma: ainda dá para evitar a infecção pelo HIV, o vírus da Aids. A "PEP", ou profilaxia pós-exposição, é um tratamento que pode diminuir em quase 100% as chances de infecção, mesmo após a exposição ao vírus.

(Confira, ao final da reportagem, locais onde é possível fazer a PEP durante o carnaval em Salvador, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro).

HIV e Aids: qual a diferença?: O tratamento deve ser feito, preferencialmente, nas primeiras duas horas após a exposição, e no máximo em até 72 horas. A PEP é feita com o uso de medicamentos durante 28 dias, e a pessoa deve ser acompanhada por uma equipe de saúde, segundo o Ministério da Saúde.

Os remédios, no entanto, não dispensam o uso da camisinha nas relações sexuais — até porque só funcionam para o HIV. Eles não protegem de outras doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis, a gonorreia e as hepatites. E a profilaxia também não é para todos os casos.

"A PEP é recomendada somente para as relações de alto risco, ou seja, as que envolvem penetração — vaginal ou anal. Sexo oral é de baixo risco. A gente só recomenda quando a pessoa tem uma ferida ou há ejaculação na boca, porque aí o risco fica maior", explica Vinícius Borges, infectologista no serviço público em São Paulo.

Mesmo durante o tratamento com a PEP, lembra Borges, não dá para dispensar o uso da camisinha. Por conta da chamada "janela imunológica", o ideal é que a pessoa use o preservativo para prevenir outras infecções.

Brasil registra queda de 16% no número de detecções de Aids: Borges também destacou que os efeitos colaterais das medicações, como dor abdominal, são passageiros e não devem desestimular as pessoas a buscar a PEP. Quem tem outros problemas de saúde, como problemas renais ou convulsivos, pode usar um esquema alternativo das medicações, que também são seguras para gestantes.

Em 2015, pesquisadores no Canadá conseguiram demonstrar uma eficácia de quase 100% da PEP. Eles testaram o tratamento em 2,7 mil pessoas, a maioria homens, ao longo de 14 anos. Dessas, apenas uma se contaminou pelo HIV por conta de falha nos medicamentos.

Profilaxia pré-exposição: Além da PEP, também é possível fazer a profilaxia pré-exposição (Prep) — ou seja, antes de a pessoa entrar em contato com o vírus do HIV. Ela é uma combinação de dois medicamentos que bloqueiam alguns "caminhos" usados pelo vírus para infectar o organismo, de acordo com o Ministério da Saúde.

"Elas são todas só para o HIV. É recomendado utilizar a camisinha, porque a gente vive uma epidemia de sífilis, de gonorreia multirresistente. A gente fala de prevenção combinada", destaca.

Os comprimidos da Prep precisam ser tomados todos os dias, e levam de 7 a 20 dias para fazer efeito (para relação anal ou vaginal, respectivamente).

Para onde ir se você se expôs ao HIV no carnaval?: Confira a lista com os principais pontos em Salvador, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro onde a PEP estará disponível 24 horas, inclusive à noite, em finais de semana ou feriados, durante o carnaval deste ano, segundo informações da Agência Aids, ligada ao governo de São Paulo, e do Ministério da Saúde).

Veja como proceder após fazer sexo sem camisinha

Nenhum comentário