GIRO DA NOTÍCIA

DIA MUNDIA DO CAFÉ - BEBIDA MAIS CONSUMIDA ENTRE OS BRASILEIROS.

#Consumo médio anual por pessoa é de seis kg de café cru e 4,8 kg de café torrado e moído, sendo que a produção nacional chegou a 21 milhões de sacas em 2018.



O Dia Mundial do Café é comemorado neste domingo (14). "Pessoas nem conseguem entender porque elas tomam café, mas elas tomam todos os dias.", diz Victor Ávila,. barista e dono de uma cafeteria em Brasília.

"Além de apreciar o gosto, tenho memórias afetivas com café, lembrando dos lanches na casa das minhas avós; de acordar com o cheirinho do café passado por minha mãe", conta a médica Camila Damasceno.

Salete Gomes, servidora do Banco do Pará, tem o mesmo hábito, e consome café todos os dias. "Normalmente quando não tomo café pela manhã, mesmo que faça o desjejum, sinto dor de cabeça."

Na primeira refeição do dia, durante o horário de trabalho ou até com eventos especiais nos fins de semana, o café faz parte da rotina e da história dos brasileiros, fazendo com que o país fosse o segundo maior consumidor do produto.

O consumo médio anual por pessoa é de seis kg de café cru e 4,8 kg de café torrado e moído, sendo que a produção nacional chegou a 21 milhões de sacas em 2018.

Quanto ao tipo, o consumo ainda é dominado pelo café em pó, responsável por 81% do produto consumido no país, segundo dados de 2017. As informações são da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

Variedades: Vitor Ávila, barista e sócio de uma cafeteria em Brasília, se identifica como um amante de cafés diferentes e especiais.

"Pessoas estão começando a entender que café pode ser uma bebida mais complexa do que vinho, cerveja. Por isso, há tantas cafeterias e torrefações abrindo", explica.

Para Ávila, o Brasil estaria se aproximando de nações com maior tradição em cafés especiais, como na América Central e na África.

"Somos o maior produtor de café, mas não somos o produtor de café especial do mundo. O Brasil está se encaminhando para ser um dos maiores do mundo", diz.

A nutricionista Valéria Paschoal, da VP Centro de Nutrição Funcional, explica que os efeitos do café na saúde são diferentes em cada pessoa. Segundo ela, em termos gerais, estudos mostram que até 360 miligramas (o equivalente a seis xícaras de cafezinho) não tem consequência nenhuma na saúde.

Café é a bebida mais consumida entre brasileiras

Nenhum comentário