GIRO DA NOTÍCIA

GOOGLE FAZ MAPEAMENTO DA ÁGUA NO PLANETA.

#Google tem como base alguns estudos realizados com o Centro de Pesquisa Conjunta da Comissão Europeia (JRC) em uma ferramenta chamada Global Surface Water Explorer (explorador de águas superficiais globais).



A única forma que o poder público de qualquer nação tem de encontrar soluções para problemas que afetam suas populações é entender o que acontece por meio de estudos, análises e pesquisas.

Não à toa, a ONU (Organização das Nações Unidas) vem alertando há décadas sobre o problema da escassez de água no planeta e oferecendo mecanismos que ajudem a encontrar tais soluções.

E foi pensando nisso que a Google, juntamente com a ESA (Agência Espacial Europeia), a Nasa (Agência Espacial Americana) e o GEO (Grupo de Observação da Terra), firmou uma parceria com a ONU para fornecer e divulgar gratuitamente informações sobre a água em todo o planeta.

Planejamento ambiental: A Plataforma para Ecossistemas Relacionados com a Água irá fornecer estatísticas para as águas superficiais anuais de todos os países. Ela foi anunciada na semana passada durante a Assembleia do Meio Ambiente da ONU e inclui mapas interativos, gráficos e downloads completos de dados. Depois de validados, os dados darão subsídios às políticas públicas e ao planejamento ambiental dos países.

Este novo trabalho da Google tem como base alguns estudos realizados com o Centro de Pesquisa Conjunta da Comissão Europeia (JRC) em uma ferramenta chamada Global Surface Water Explorer (explorador de águas superficiais globais).

O novo aplicativo, no entanto, foi desenvolvido especialmente para países que têm recursos de análise mais limitados. Ele apresenta tabelas e mapas menores e de gerenciamento mais fácil. Os países podem comparar os dados uns com os outros e, pela primeira vez, obter uma maior compreensão dos efeitos da política de recursos hídricos e infraestruturas como barragens, desvios e práticas de irrigação nas fontes de água que são compartilhados entre fronteiras.

A contribuição da Google é fornecer o entendimento do algoritmo usado para mapear a água por meio da Google Earth Engine, a plataforma de escala planetária da empresa para dados e análises científicas. Esse processo, se feito em um computador normal de última geração, levaria 600 anos para ser executado.

Google faz mapeamento da água no planeta

Nenhum comentário