GIRO DA NOTÍCIA

ESTADO DE SP LANÇA PROGRAMA PARA AUXILIAR IMIGRANTES.

#CIC foi aberto em 2014 e, entre janeiro e maio de 2019, atendeu cerca de quatro mil pessoas. Entre elas, a maioria são africanos, haitianos, sírios, bolivianos e venezuelanos.




Dados da Polícia Federal contabilizam que, atualmente, 538 mil imigrantes vivem no Estado de São Paulo. É mais da metade dos imigrantes que residem no país, 1,19 milhão.

Em decorrência da concentração na região e por conta do Dia Internacional do Refugiado, comemorado em 20 de junho, o governo do estado "passou a dinamizar as ações do CIC (Centro de Integração da Cidadania) em prol dos imigrantes e em função do fluxo mais intenso vindo da Venezuela", conforme Paulo Dimas, secretário de Justiça e Cidadania.

O CIC foi aberto em 2014 e, entre janeiro e maio de 2019, atendeu cerca de quatro mil pessoas. Entre elas, a maioria são africanos, haitianos, sírios, bolivianos e venezuelanos.

No ano passado, a SMADS (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) recebeu 307 venezuelanos e, só em abril de 2019, o número de recém-chegados foi de 1.314 pessoas de diversas nacionalidades.

Na quarta-feira (25), o governo do Estado inaugurou o programa "Imigrante, São Paulo te Acolhe" para divulgar os serviços oferecidos e para alertar a população sobre o mal da xenofobia, crime previsto pela lei desde 1989.

Hoje o CIC possui 25 serviços permanentes que incluem orientações profissionais, cursos de idiomas, consultoria de regularização migratória, cuidados com saúde e estética e oficinas profissionalizantes.

"Queremos chamar atenção ao fato de que temos que acolher e proteger o imigrante", disse Paulo Dimas ao informar que a secretária de Justiça tem um Comitê Estadual de Refugiados que por meio de núcleos específicos faz denúncias de trabalho escravo, tráfico de pessoas, exploração infantil e a própria xenofobia.

As denúncias podem ser feitas na Secretaria da Justiça, no Pátio do Colégio em São Paulo, no site www.ouvidoria.sp.gov.br ou nos telefones (11) 3241-4718/4291.

Estado de SP lança programa para auxiliar imigrantes

Nenhum comentário