GIRO DA NOTÍCIA

SÃO PAULO COLOCARÁ PORTAS EM TODAS AS ESTAÇÕES DE METRÔ.

#Implantação dos equipamentos será feita pelo Consórcio Kobra ao longo de 56 meses, prazo previsto no contrato para a elaboração de todas as etapas de execução: desenvolvimento e aprovação dos projetos executivos; fabricação e instalação das portas de plataforma; testes, comissionamento e operacionalização do sistema.



A instalação das portas nas plataformas de 36 estações do Metrô deverão ser concluídas até 2023. O governador João Doria (PSDB) oficializou nesta semana a destinação de R$ 342,4 milhões para a implantação dos equipamentos nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

As portas são reivindicadas por passageiros e apontadas por especialistas como equipamentos de segurança, que permitirão a redução do número de interferências na via. Elas ainda devem permitir a regularidade da circulação dos trens.

A implantação dos equipamentos será feita pelo Consórcio Kobra – selecionado por meio de licitação internacional - ao longo de 56 meses, prazo previsto no contrato para a elaboração de todas as etapas de execução: desenvolvimento e aprovação dos projetos executivos; fabricação e instalação das portas de plataforma; testes, comissionamento e operacionalização do sistema.

De acordo com o contrato, as portas deverão ter características básicas como 2,10 metros de altura e sensor de presença de pessoas no vão entre os trens e as portas.

As primeiras estações que devem receber os equipamentos são os terminais Jabaquara e Tucuruvi, da Linha 1-Azul; Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda, da Linha 3-Vermelha; e Vila Madalena, da Linha 2-Verde. O governo de São Paulo informou que as portas já estão contratadas e serão concluídas até 2021.

Também será implantada uma plataforma de monitoramento remoto do sistema dos equipamentos no Centro de Controle Operacional (CCO) do Metrô, além da disponibilização de simuladores nos pátios Jabaquara e Itaquera, que servirão como plataforma de reparos de manutenção e também para treinamentos técnicos e operacionais.

Atualmente, as estações Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente (Linha 2-Verde); Vila Matilde (Linha 3-Vermelha); Adolfo Pinheiro (Linha 5-Lilás); todas das linhas 4-Amarela e 15-Prata contam com portas de plataforma.

Na Linha 5-Lilás, os equipamentos fazem parte do projeto de ampliação do ramal até Chácara Klabin. A fornecedora Bombardier atrasou os trabalhos e foi multada em mais de R$ 50 milhões. Na estação Brooklin os equipamentos foram instalados e funcionam em operação assistida fora do horário de pico. A estação Santa Cruz está em fase final de testes.

São Paulo colocará porta em todas as estações

Nenhum comentário