GIRO DA NOTÍCIA

EMISSÃO DE GAZES DE EFEITO ESTUFA BATE NOVO RECORDE MUNDIAL.

#Documento anual divulgado nesta segunda é a 29ª edição do relatório “Estado do Clima”, que é produzido pelos centros de informação sobre o clima da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA, com o apoio de centenas de especialistas de várias partes do mundo.





Um relatório divulgado nesta segunda-feira, 12, no Boletim da Sociedade Americana de Meteorologia aponta que a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera atingiu um novo recorde no ano passado.

O efeito estufa é um fenômeno natural que pode, no entanto, ser exacerbado pela ação humana, por meio da emissão excessiva de gases.

De acordo com o relatório, junto com 2015, 2016 e 2017, o ano de 2018 está entre os quatro mais quentes em mais de um século.

“Todos os anos desde o início do século 21 têm sido mais quentes do que a média entre 1981 e 2010”, destaca o relatório.

O documento anual divulgado nesta segunda é a 29ª edição do relatório “Estado do Clima”, que é produzido pelos centros de informação sobre o clima da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA, com o apoio de centenas de especialistas de várias partes do mundo.

Entre as entidades brasileiras que colaboraram com o relatório atual estão o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden); o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O relatório divulgado nesta segunda revelou também que o nível dos oceanos aumentou pelo sétimo ano seguido, alcançando a maior média global anual em 26 anos. Em relação a recordes de temperaturas altas, aponta o estudo, o Paquistão atingiu 50,2º Celsius em abril do ano passado.

Ainda segundo o relatório, o número de tempestades tropicais registradas nos países próximos da Linha do Equador foi de 95, acima da média de 82 tempestades por ano entre 1981 e 2010. Os incêndios florestais nos EUA foram mais devastadores no ano passado, também aponta o relatório.
Emissão de gazes de efeito estufa bate recorde

Nenhum comentário