CICLOVIA NA RUA ARTHUR DE AZEVEDO É APAGADA DURANTE A MADRUGADA PELA PREFEITURA DE SÃO PAULO.
#Prefeitura já tinha apagado ao menos 7 ciclovias no mês passado em bairros como Butantã, Saúde, Jabaquara, Moema, Planalto Paulista e Butantã. Ciclistas denunciaram a prática nas redes sociais.
Parte da ciclovia da rua Artur Azevedo, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, foi "apagada" pela Prefeitura na madrugada deste sábado (7). Moradores e comerciantes disseram que não foram avisados e se surpreenderam com a ausência da via no novo asfalto pela manhã.
A faixa que ocupava a ciclovia foi recapeada até o quarteirão entre as ruas Mourato Coelho e Simão Álvares. No meio do quarteirão a ciclovia simplesmente deixa de existir, obrigando os ciclistas a se misturarem com os carros.
A Prefeitura já tinha apagado ao menos 7 ciclovias no mês passado em bairros como Butantã, Saúde, Jabaquara, Moema, Planalto Paulista e Butantã. Ciclistas denunciaram a prática nas redes sociais.
Gustavo Diehl, 45 anos, é morador da rua Artur de Azevedo e reparou logo cedo que a ciclovia tinha sido apagada. "Estou preocupado porque uso bastante essa ciclovia e queria saber se a Prefeitura vai recolocar", disse ele, que afirma não ter sido avisado antecipadamente da obra.
Procurada, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) disse que as obras iniciadas em setembro envolvem recapeamento e nova sinalização, com a pintura em vermelho aplicada apenas na aproximação das travessias, proporcionando maior atenção dos ciclistas aos cruzamentos. Os projetos também preveem tachões aplicados a cada um metro, garantindo mais segurança aos usuários. A conclusão dos serviços é prevista para o início de outubro.
A Companhia diz ter instalado faixas informativas para informar motoristas e ciclistas sobre a intervenção.
A barista Vivian Reis do Sacramento, 21 anos, se surpreendeu ao chegar para trabalhar de manhã e se deparar com a ausência da via. Ela trabalha em um café onde funcionários e clientes são incentivados a usar a bicicleta.
"Ontem à noite a ciclovia ainda estava aqui normalmente. Quando cheguei hoje já não estava. É muito ruim porque as pessoas aqui em Pinheiros gostam de pedalar. Todo mundo sabe que é saudável e agiliza muito no dia a dia", disse ela.
De acordo com Vivian, ela também não viu faixas e avisos da Prefeitura sinalizando que a via seria recapeada e a ciclovia apagada.
Prefeitura planeja novo plano cicloviário: A CET informou que em breve anunciará detalhes do Plano Cicloviário, mas adiantou que ele prevê a construção de ao menos 173 quilômetros de novas conexões e a requalificação de ao menos 310 quilômetros da malha existente, com verba total de R$ 325,7 milhões para o biênio 2019/2020.
De acordo com a CET, os locais para implantação das novas vias para bicicletas foram discutidos com a sociedade em 10 audiências públicas.
Prefeitura de SP vem apagando ciclovias das rodovias |
Nenhum comentário