SAMU DE PORTO ALEGRE LANÇA APLICATIVO PARA AGILIZAR ATENDIMENTOS DE URGÊNCIAS.
#Aplicativo oferece serviços de primeiros socorros através de cadastros de voluntários que foram capacitadas pela própria Samu possam prestar os primeiros atendimentos antes da chegada da ambulância.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Porto Alegre, lançou nesta quinta-feira um aplicativo que pretende aproximar voluntários capazes de fazer reanimação cardiorrespiratória de pacientes. A ideia é que, através do serviço, as pessoas que foram capacitadas pela própria Samu possam prestar os primeiros atendimentos antes da chegada da ambulância. O aplicativo estará disponível a partir de segunda-feira para os smartphones com sistema operacional Android, já para o IOS ainda não há uma previsão, embora os responsáveis afirmem que deve estar disponível nas próximas semanas.
Inicialmente estão cadastrados mil voluntários, que serão avisados de uma ocorrência e, tal qual nos aplicativos de transporte, vão sinalizar se podem atender a ocorrência. O secretário de saúde do município, Pablo Stürmer, acredita que com ele aplicativo será possível ter um resultado melhor nos atendimentos a pacientes em crise. “Nesses casos é importante o tempo de atendimento ser o menor possível, enquanto a pessoa aguarda a ambulância, se já forem feitas as manobras de reanimação conseguimos aumentar a taxa de sucesso e número de pessoas que têm suas vidas salvas.”
Atualmente a taxa de salvamentos de pessoas com paradas cardiorrespiratórias em Porto Alegre é de 28,9%, a expectativa é que com o aplicativo ela passe para 50%. Stürmer também destaca o papel social que o trabalho dos voluntários. “Tem uma relevância social muito grande no sentido de envolver as pessoas que são capacitadas pelo SAMU ao atendimento de paradas cardiorrespiratórias poderem no seu dia a dia prestarem atendimento a alguém que está em extrema necessidade.”
O coordenador da Samu em Porto Alegre, Marcos Motim, afirma que a proposta é aumentar o número de engajamentos, mas isso será estudado após o aplicativo começar a funcionar. “Nosso plano é expandir, pois quanto maior o número de voluntários melhor porque maior a chance de ter um disponível em uma eventual parada cardiorrespiratória por região.” O projeto Samu Cidadão integra voluntários com o serviço, dando treinamento para atendimentos de primeiros socorros. Para participar, os interessados devem encaminhar o pedido para o e-mail nep.samu@sms.prefpoa.com.br. O lançamento do novo serviço coincide com o aniversário de 24 anos da Samu em Porto Alegre. O serviço da Capital gaúcha foi o que deu a base para ser implementado nacionalmente.
Como vai funcionar o aplicativo: Quando o usuário ligar para o 192, número de emergência do Samu, o médico que atender vai disparar um pedido que será encaminhado aos voluntários cadastrados que estejam na região da ocorrência. Assim como nos aplicativos de transporte, este voluntário responderá se pode atender o caso, e fará os primeiros socorros antes da chegada da ambulância.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Porto Alegre, lançou nesta quinta-feira um aplicativo que pretende aproximar voluntários capazes de fazer reanimação cardiorrespiratória de pacientes. A ideia é que, através do serviço, as pessoas que foram capacitadas pela própria Samu possam prestar os primeiros atendimentos antes da chegada da ambulância. O aplicativo estará disponível a partir de segunda-feira para os smartphones com sistema operacional Android, já para o IOS ainda não há uma previsão, embora os responsáveis afirmem que deve estar disponível nas próximas semanas.
Inicialmente estão cadastrados mil voluntários, que serão avisados de uma ocorrência e, tal qual nos aplicativos de transporte, vão sinalizar se podem atender a ocorrência. O secretário de saúde do município, Pablo Stürmer, acredita que com ele aplicativo será possível ter um resultado melhor nos atendimentos a pacientes em crise. “Nesses casos é importante o tempo de atendimento ser o menor possível, enquanto a pessoa aguarda a ambulância, se já forem feitas as manobras de reanimação conseguimos aumentar a taxa de sucesso e número de pessoas que têm suas vidas salvas.”
Atualmente a taxa de salvamentos de pessoas com paradas cardiorrespiratórias em Porto Alegre é de 28,9%, a expectativa é que com o aplicativo ela passe para 50%. Stürmer também destaca o papel social que o trabalho dos voluntários. “Tem uma relevância social muito grande no sentido de envolver as pessoas que são capacitadas pelo SAMU ao atendimento de paradas cardiorrespiratórias poderem no seu dia a dia prestarem atendimento a alguém que está em extrema necessidade.”
O coordenador da Samu em Porto Alegre, Marcos Motim, afirma que a proposta é aumentar o número de engajamentos, mas isso será estudado após o aplicativo começar a funcionar. “Nosso plano é expandir, pois quanto maior o número de voluntários melhor porque maior a chance de ter um disponível em uma eventual parada cardiorrespiratória por região.” O projeto Samu Cidadão integra voluntários com o serviço, dando treinamento para atendimentos de primeiros socorros. Para participar, os interessados devem encaminhar o pedido para o e-mail nep.samu@sms.prefpoa.com.br. O lançamento do novo serviço coincide com o aniversário de 24 anos da Samu em Porto Alegre. O serviço da Capital gaúcha foi o que deu a base para ser implementado nacionalmente.
Como vai funcionar o aplicativo: Quando o usuário ligar para o 192, número de emergência do Samu, o médico que atender vai disparar um pedido que será encaminhado aos voluntários cadastrados que estejam na região da ocorrência. Assim como nos aplicativos de transporte, este voluntário responderá se pode atender o caso, e fará os primeiros socorros antes da chegada da ambulância.
SAMU de POA tem app para urgências |
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