GIRO DA NOTÍCIA

PORQUE À INDIA NÃO REGISTRA DESCONTROLE DA COVID-19?

#Índia registrou 27 mil casos e 800 mortes em uma população de mais de 1 bilhão de habitantes.




As notícias sobre a pandemia na Índia causaram uma mistura de alívio e confusão. Muitas abordam o "mistério por trás das baixas taxas de mortalidade da Índia" pela infecção por covid-19 e dizem que o país está "contrariando a tendência do coronavírus". Fala-se de a Índia ser uma "exceção, já que as taxas de mortalidade nas principais cidades indianas são mais baixas em comparação aos epicentros globais de coronavírus".

Quase dois meses após seu primeiro caso registrado, as infecções por Covid-19 no segundo país mais populoso do mundo já passaram de 27 mil, com mais de 800 mortes.

Uma maneira de entender a taxa de mortalidade é rastrear quantos dias leva para que o total de mortes dobre.

Na Índia, essa taxa atualmente é de nove dias - houve 825 mortes confirmadas em 25 de abril; comparado a cerca da metade desse número em 16 de abril.

Especialistas dizem que são boas notícias. O tempo de duplicação das mortes em Nova York no mesmo estágio da pandemia foi de apenas dois ou três dias, assinalam.

Muitos profissionais de saúde pública dizem que as medidas rígidas de isolamento social decretadas pelo governo, que duraram mais de um mês, poderiam ter mantido infecções e mortes sob controle.

A revista científica Lancet diz que "o bloqueio já está tendo o efeito desejado de achatar a curva epidêmica".

Outros acreditam que a população predominantemente jovem da Índia está ajudando a manter baixas as mortes — os idosos têm um risco elevado de morte pela infecção.

Outros citam a possibilidade da presença de uma cepa menos virulenta do vírus na Índia, e a de que seu clima quente estivesse diminuindo o contágio. Ambas as alegações não são sustentadas por nenhuma evidência. De fato, os médicos que tratam pacientes críticos com covid-19 disseram à BBC que o contágio é tão virulento na Índia quanto em qualquer outra parte do mundo.

Então, a Índia é uma exceção quando se trata de novas fatalidades por coronavírus?

"Para ser totalmente franco, não sei e o mundo não sabe a resposta", disse recentemente o médico e oncologista indiano-americano Siddhartha Mukherjee à jornalista Barkha Dutt. "É um mistério, eu diria, e parte do mistério é que não estamos testando o suficiente. Se testássemos mais, saberíamos a resposta."

Porque a Índia não registrou descontrole da Covid

Nenhum comentário