GIRO DA NOTÍCIA

GRUPOS ORGANIZAM ATOS PELOS ESTADOS UNIDOS E AÇÕES PREOCUPAM AUTORIDADES.

#Grupos realizaram ainda treinamentos com seus membros para antecipar uma reação rápida a possíveis confrontos. Foram passadas instruções sobre o modo de interagir com a polícia e com outros grupos de manifestantes, além de técnicas para evitar confrontos.

 

 

Os Estados Unidos realizam eleição presidencial nesta 3ª feira (3.nov.2020) com disputa entre o republicano Donald Trump, que busca a reeleição, e o ex-vice-presidente democrata Jose Biden. O dia também deve ser marcado pelo temor de confrontos entre grupos divergentes, além das ameaças de Trump de se declarar eleito antecipadamente e de judicializar o pleito.

Apoiadores do democrata e ex-vice-presidente Joe Biden, como adeptos do movimento Black Lives Matter e do Shutdown DC, realizarão eventos para acompanhar a eleição presidencial e organizam protestos para após o resultado preliminar do pleito. Eles pediram licença para acomodar até 10.000 pessoas no Black Lives Matter Plaza, no centro de Washington e em frente à Casa Branca, na noite da eleição. Estão previstos shows de música e palestras, com telão exibindo os resultados.

Os grupos realizaram ainda treinamentos com seus membros para antecipar uma reação rápida a possíveis confrontos. Foram passadas instruções sobre o modo de interagir com a polícia e com outros grupos de manifestantes, além de técnicas para evitar confrontos.

O movimento Black Lives Matter vem impulsionando grandes protestos no país desde maio. O estopim foi a morte de 1 homem negro, George Floyd, asfixiado por 1 policial branco na cidade norte-americana de Mineápolis. O movimento se espalhou por diversos países, inclusive no Brasil.

Levantamento feito pelo instituto de pesquisa Pew Research Center, dos EUA, estima que cerca de 30 milhões de afro-americanos poderão votar nas eleições de 2020, cerca de 12,5% de todo o eleitorado. Se confirmado, o número será 1 recorde no país, onde o voto não é obrigatório.

Tradicionalmente, os negros norte-americanos votam mais em candidatos democratas. Eles foram votos-chave na reeleição de Barack Obama, em 2012. Em 2016, no entanto, com a menor participação dos últimos 20 anos, contribuíram para a derrota de Hillary Clinton.

O clima na capital norte-americana agora está sob tensão. Uma onda de violência no país em caso de derrota de Trump não deve ser descartada. Há grupos de extrema direita que se armaram e são hoje a maior ameaça à segurança nacional dos EUA, segundo o próprio FBI, a polícia federal do país. Em seus comícios, Trump impulsionou ações de ódio ao afirmar que existe nos EUA uma “esquerda radical louca” que quer destruir os Estados Unidos e que Biden seria refém do grupo.

Na 6ª feira (30.out.2020), motoristas em caminhonetes encurralaram 1 ônibus da campanha de Joe Biden, forçando-o a diminuir a velocidade em via do Texas, Estado historicamente republicano. O FBI investiga o caso. Ao saber da ação de seus apoiadores, Trump postou 1 vídeo do momento no Twitter e escreveu: “Eu amo o Texas”.

No último domingo (1º.nov.2020), carreatas de apoiadores do republicano bloquearam o trânsito em trechos de New Jersey, Nova York e Virgínia. Um comício de Biden foi cancelado na Geórgia após os organizadores constatarem a presença de milicianos.

Em reportagem, publicada no domingo (1º.nov), o site Axios informou que Trump disse a confidentes que irá se declarar vencedor na noite desta 3ª feira (3.nov) se parecer que está “à frente” na disputa presidencial contra Joe Biden. Segundo o site, o republicado irá se declarar reeleito mesmo se o resultado do Colégio Eleitoral ainda depender de 1 grande número de votos não contados em Estados importantes como a Pen

Temendo uma onda violência, quebradeira e saques, lojas, restaurantes, bares e bancos do centro de Washington D.C., capital norte-americana, reforçaram a proteção de seus estabelecimentos colocando tapumes de madeira nas portas e vitrines. O comércio na região, que fica próximo à Casa Branca, optou por manter as portas fechadas nos últimos dias.

No Twitter, usuários compartilham imagens dos estabelecimentos fechados e blindados contra possíveis ataques em Washington D.C..silvânia, que só deve encerrar a apuração dos votos na 6ª feira (6.nov.2020).

Fonte/: Poder 360

Texto/: Poder 360

Produção/: Poder 360

Replica/: CNI

Imagem/: Internet

 


 

Nenhum comentário