GIRO DA NOTÍCIA

POBREZA DEVERÁ PASSAR PARA MENOS DE 10% DA POPULAÇÃO MUNDIAL.

Mundo.

     Um relatório do Banco Mundial (BM), divulgado nesse Domingo 04, mostra que o números de pessoas abaixo da linha da pobreza deverá cair ainda esse ano. Segundo os dados o número em porcentagem que atualmente é de 10%, deverá passar para 9,6 %, e atingirá cerca de 702 milhões de pessoas no mundo.
     Em 2012, três anos atrás, cerca de 902 milhões de pessoas estavam em situação de pobreza extrema no planeta, em sua grande maioria na Africa, somando um total de 12,8% da população mundial. Na América Latina 5,6% da população vivem abaixo da linha da pobreza extrema.
     Esse é a primeira vez que o número em porcentagem diminui no planeta, desde o monitoramento dos dados em 1990. O foco do Banco Mundial é acabar com a pobreza até 2030 no mundo inteiro. A grande preocupação do órgão responsável pelo projeto, é os países mais pobres do planeta.
     Em um pronunciamento oficial, o presidente do Banco Mundial (BM), Jim Yong Kim, afirmou que será difícil acabar totalmente com a pobreza. “Será extremamente difícil (reduzir a pobreza), especialmente em um período de crescimento global mais lento, mercados financeiros voláteis, conflitos, alto desemprego entre jovens e crescente impacto das mudanças climáticas”. disse.
     Já o economista chefe do Banco Mundial (BM), Kaushik Basu, culpa os países em desenvolvimentos, conhecidos como países emergentes, pelo atraso da economia mundial. “Há alguma turbulência à frente. A perspectiva de crescimento econômico é menos impressionante para economias emergentes no futuro próximo, o que vai criar novos desafios na luta contra a pobreza ”, afirmou, em nota.


Nenhum comentário