GIRO DA NOTÍCIA

BRASIL CONCEDE VISTO PERMANENTE HÁ 43,7 MIL HAITIANOS

Brasil registra mais de 43 mil haitianos ilegais no país.

     O Governo Federal anunciou nessa Quarta-Feira 11, que dará visto permanente há 43,7 mil haitianos até o fim do ano. O texto prevê que haitianos cadastrados à Polícia Federal ou ao Comitê Nacional para Refugiados (Conare) devem receber o visto que o deixa de forma legalizada no país.
     A cerimônia do evento contou com autoridades politicas como:ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do trabalho, Miguel Rosseto, e do embaixador do Haiti no Brasil, Madsen Cherubin, que disse estar satisfeito com a medida do governo brasileiro.
     Em entrevista há um site de notícias, Cardozo destacou que o Brasil recebe os haitianos "de braços abertos, na forma que a nossa lei estabelece". O mesmo também disse que o povo haitiano colaborá com o Brasil. "Inauguramos uma nova página. Nós nos adequamos à nova realidade. Os haitianos aqui contribuirão com nosso país, serão bem recebidos e teremos a alegria deste povo irmão incorporado à nossas vidas".
     A vinda dos Haitianos ao Brasil teve força em 2010, quando um forte terremoto devastou o Haiti deixando 300 mil mortos. Grande parte dos estrangeiros são homens que buscam melhores condições de trabalho e depois retornam ao país de origem.
     A principal porta de acesso ao Brasil é pela cidade de Brasiléia no Acre, com principal destino São Paulo, Porto Alegre e cidades do interior do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.


Nenhum comentário