GIRO DA NOTÍCIA

2015 FOI O ANO DO RACISMO NO BRASIL.

Números de casos aumentaram.

     O ano de 2015 foi marcado por inúmeros casos de racismo entre celebridades, jogadores de futebol, personalidades da mídia e anônimos. Grande parte dos casos aconteceu na internet e até hoje permanecem sem respostas.
     O caso mais conhecido entre as celebridades ocorreu com a jornalista da 'previsão do tempo' do Jornal Nacional, Maria Julia Coutinho, Maju, em Junho desse ano. O crime aconteceu logo depois que sua equipe publicou uma foto da jornalista na página oficial do programa no Facebook. Nos comentários agressivos frases como "Só conseguiu emprego no JN por causa das cotas", "Em pleno século 21 ainda temos negros na TV" ganharam destaque na mídia.
     Um processo foi aberto contra os criminosos, na época à Polícia Civil desconfiou de marketing do programa, pois alguns criminosos namoravam negras. Todos foram identificados e nenhum foi preso.
     Maria Julia comentou o caso de racismo ao vivo durante apresentação da 'previsão do tempo' e destacou "Os preconceituosos ladram, mais a caravana passa". Um vídeo de apoio a Maju com a hashtag #Somostodosmaju foi lançado pela equipe do Jornal Nacional em defesa da apresentadora.
     Recentemente atriz Taís Araújo foi vítima de racismo em sua página oficial no Facebook. Em nota Taís repudiou o caso e chamou os agressores de "pobres de cultura". Frases como "Já voltou da senzala", "Salve a Rede Globo", "Cabelo de esfregão" e "Não sabia que no zoológico tinha câmera" foram postados em uma foto em que Taís aparece com o cabelo estilo Black Power. O estilo foi adotado para protagonizar Michele na série "Mister Brow”.
     Até o momento alguns perfis foram identificados e ninguém foi preso. À polícia segue estudando o caso.
     Cris viana também está entre as celebridades que sofreram com o racismo. No dia 30 de Novembro uma foto postada pela atriz recebeu inúmeros ataques preconceituosos. A atriz prestou depoimento na delegacia de crimes virtuais no Rio de Janeiro e espera que algo seja feito. Até o momento não há informações de perfis identificados.
     Essa semana Sheron Menezzes também foi atacada em sua página oficial no Fecebook. O crime ocorreu depois que a atriz postou fotos com seu namorado na Europa. Atriz repudiou o caso em um vídeo postado na web. Até o momento nenhum criminoso foi identificado.

Nenhum comentário