GIRO DA NOTÍCIA

ÍNDIOS PROTESTAM CONTRA CUNHA EM BRASÍLIA.

"Fora Cunha" é o grito de guerra dos manifestantes.

     Dezenas índios invadiram a Cúpula da Câmara e do Senado no Congresso Nacional em Brasília na manhã dessa Quarta-Feira 16, para protestar contra Cunha. "Fora Cunha" foi o grito de guerra usado na manifestação passiva.
     Os indígenas de diferentes tribos, queriam se reunir com Eduardo Cunha e Renan Calheiros (PMDB) de Alagoas, para discutir a pauta indígena. “Estamos fazendo mais protesto contra a PEC 215 e contra todas a propostas que ferem direitos dos povos indígenas. Os políticos têm uma crise institucional e toda vez que eles têm uma crise fica pior para nós. A corrupção é problema deles. Eles querem atribuir a nós, retirando direitos, não fazendo demarcação de terras, mas essa crise não saiu das nossas aldeias”, criticou o cacique Babau Tupinambá, da etnia Tupinambá (BA).
     Os índios subiram na rampa que dá acesso ao Congresso permanecendo na parte superior do prédio. À polícia interviu sem resistência dos manifestantes. Alguns índios obtinham lanças.
     No dia 27 de outubro, uma comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou proposta de emenda à Constituição (PEC) que transfere do governo federal para o Congresso Nacional a competência para fazer a demarcação de terras indígenas. O texto seguiu para o plenário da Câmara, onde terá de ser aprovado em dois turnos para depois seguir para o Senado.

Nenhum comentário