GIRO DA NOTÍCIA

FRANÇA DESTACA COMO TERRORISMO O ATAQUE CONTRA MULTIDÃO EM NICE

#França deve investigar o ataque como terrorismo.


O governo francês destacou como terrorismo, o ataque contra um grupo de pessoas que comemorava o "Dia da Bastilha" em uma avenida na cidade de Nice, Sul da França, quando um caminhão avançou sobre a multidão deixando 84 mortos e centenas de feridos na noite dessa Quinta-Feira, 14.

De acordo com informações o motorista, que não teve sua identidade revelada, atirou contra a multidão após parar o caminhão baú de grande porte. O atirador foi morto pela polícia em seguida.

Houve pânico e correria na avenida. O local foi isolado pela emergência. Os feridos foram levados de helicóptero para o hospital mais próximo.

O caso foi classificado como terrorismo pela França, que irá investigar o caso. Até o momento não se sabe o número exato de pessoas envolvidas no ataque. O grupo terrorista, Estado Islâmico, (EL), não se pronunciou sobre a tragédia.

Após ser informado sobre o caso, o presidente francês, François Hollande, que estava em Avignon (Sudeste), voltou a Paris para chefiar a célula de crise montada no ministério do Interior na madrugada de quinta para sexta-feira (hora local), indicou a presidência francesa à AFP.

À França acionou o Plan Blanc (Plano Branco), um plano oficial para situações de emergência, que foi usado pela última vez em 13 de novembro, dia dos múltiplos atentados de Paris. Antes disso, só havia sido aplicado em 2005, em razão de protestos violentos nos subúrbios da capital e outras cidades francesas.

Atirador e motorista do caminhão foi morte pela polícia.
Polícia e emergência bloquearam a área.

Nenhum comentário