GIRO DA NOTÍCIA

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL IRÁ MONITORAR POLICIAIS DURANTE ATOS NO RIO E SÃO PAULO.

#Polícia será monitorada por ações contra manifestantes em atos pacíficos.


O Ministério Público Federal, (MPF), anunciou nessa Terça-Feira, 06, que irá monitorar a conduta de agentes militares em atos que acontecem em São Paulo e Rio de Janeiro. O objetivo do documento, é verificar se os polícias atendem as normas nacionais e internacionais de segurança em manifestações que acontecem com frequência nas cidades.

O Ministério destacou que foi aberto um procedimento administrativo para averiguar denúncias de violações de direitos humanos por parte de órgãos de segurança pública durante protestos realizados nos últimos dias nos dois estados.

O governo de São Paulo, disse em nota que apoia o ministério que está a disposição da MPF e que . Também alega não conviver com condutas que possam violá-los, "especialmente as que a legislação penal define como criminosas", e afirma estar à disposição do MPF.

A Secretaria da Segurança Pública disse, também por meio de nota, colocar à disposição do MPF "todos os dados, registros e informações que possam ser úteis para o esclarecimento das operações sob o comando da Polícia Militar do Estado", destacou.

No último Domingo, 04, à Polícia Militar, (PM), usou bombas e gás lacrimogêneo contra manifestantes que seguiam em ato pacífico pela Paulista. Ao menos 26 pessoas foram detidas na mesma noite por tentar invadir a estação de metrô, Faria Lima, no centro de São Paulo.

Em outras edições, os militares lançaram bombas, gás lacrimogêneo e jatos d´água contra manifestantes que protestavam contra o atual presidente do país, Michel Temer, (PMDB), durante a ação da polícia, uma jovem perdeu a visão do olho esquerdo durante um confronto.
Ação da polícia em manifestações de São Paulo

Nenhum comentário