GIRO DA NOTÍCIA

CONHEÇA AS PROPOSTAS DE CLINTON E TRUMP.

#Eleições americanas tem como foco ricos e pobres.


Os candidatos à presidência americana, Clinton e Trump, dividiram os Estados Unidos com propostas significativas, tanto para classe rica quanto para a classe mais pobre. A diferença entre os candidatos é a marca registrada no qual influenciou a opinião do cidadão norte-americano.

Entre os assuntos que lideraram as discussões estão: economia, imigração, terrorismo, saúde, acordos comerciais, aborto controle de armas e impostos. Veja abaixo as propostas de cada candidato.

ECONOMIA

Hillary: Seu foco é aumentar os impostos da parcela mais rica da população, especialmente dos que ganham mais de 5 milhões de dólares anuais, com foco na distribuição de renda. Também pretende simplificar e cortar impostos para pequenos comerciantes

Trump: Ao contrário de Clinton, o plano de impostos de Trump reduz tarifas para a toda a população, inclusive para os mais ricos. O republicano também promete cortar os impostos corporativos de 35% para 15%.

EMPREGO

Hillary: Apoia esforços para aumentar o salário mínimo e promete investir na formação de trabalhadores. Também planeja programas para aumentar a participação feminina no mercado de trabalho e quer adotar a licença familiar paga, para mães ou pais, de até doze semanas.

Trump: Seu plano para diminuir o desemprego está diretamente ligado ao corte de impostos, fator que define como principal para criar postos de trabalho. Não pretende aumentar o salário mínimo e defende que os Estados tenham liberdade para o fazer, se assim desejarem. Sobre a licença maternidade, apoia a ausência paga de seis semanas apenas para mães.

COMERCIO

Hillary:
Focada em acordos de livre comércio, acredita ser necessário negociar com outras potências internacionais. A democrata já foi a favor Tratado Transpacífico (TTP), acordo comercial entre doze nações defendido por Obama, mas agora se opõe à parceria. Sua posição é que os acordos devem existir se beneficiarem a criação de empregos para os americanos.

Trump: Trump se opõe a acordos internacionais de livre comércio, como o Tratado Transpacífico (TTP), e quer renegociar o Tratado Americano de Livre Comércio (NAFTA). Também promete uma "guerra econômica" contra a China, país que acusa de realizar "comércio desleal" contra os EUA e manipular sua moeda. Por isso, planeja maiores tarifas em importações de serviços e bens do gigante asiático.

POLÍTICA INTERNACIONAL

Hillary:
Defende o papel dos EUA na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e afirma que a aliança é essencial para os interesses do país na Europa. Também pretende seguir o acordo nuclear com Irã, motivo de abalo nas relações americanas com Israel. Sua relação com o presidente russo, Vladimir Putin, é tensa e Hillary acusa o país de participar do vazamento de e-mails do Partido Democrata. Também quer estender sanções contra a Rússia por sua atuação na Crimeia e é favorável ao fim do embargo à Cuba.

Trump: Quer uma relação mais próxima com a Rússia e já elogiou o presidente Vladimir Putin, razão para críticas dos democratas. Inclusive, discorda que o país esteja envolvido no vazamento de e-mails democratas. Também considera repensar o papel na OTAN, que acredita estar "custando caro" para os EUA, e pretende renegociar o acordo nuclear com o Irã. O republicano concorda com o fim do embargo à Cuba, mas diz que Obama deveria ter negociado um acordo melhor.

IMIGRAÇÃO

Hillary:
Promete realizar um reforma no sistema de imigração, para facilitar que os imigrantes ilegais que vivem no país consigam obter a cidadania americana. É oposta à ideia de um muro na fronteira com o México e acredita que o uso de tecnologia, como cercas inteligentes, é mais eficiente para proteger o território.

Trump: A principal proposta de Trump é a construção de um muro na fronteira com o México, pago pelo país vizinho. Também promete uma força-tarefa para expulsar os imigrantes ilegais do país, priorizando a retirada de pelo menos 5 milhões dos 11 milhões que vivem nos EUA. Planeja ainda suspender a imigração de áreas do mundo onde há um histórico comprovado de terrorismo.

GUERRA

Hillary:
Hillary planeja cortar gastos militares. Pretende ter como alvo lideranças do EI e quer ajudar a armar os curdos e outros grupos rebeldes, que considera aliados importantes na Síria. Também acredita que os EUA deveriam ter um papel mais ativo de auxílio na crise humanitária que abate a Síria, por isso, planeja aumentar o número de refugiados que o país aceita anualmente de 10.000 para 65.000 (mantendo um critério de filtro para impedir extremistas).

Trump: Propõe maiores gastos com o exército e insiste que não irá mostrar um plano detalhado de combate ao EI, pois isso entregaria o 'elemento surpresa' de sua estratégia aos extremistas. Entre os poucos planos divulgados está bomba de ar postos de petróleo controlados pelo grupo e trabalhar em uma estratégia conjunta com outros países, inclusive a Rússia. Também é contrário a receber um número maior de refugiados nos EUA, uma proposta de Hillary.

SAÚDE

Hillary:
É a favor do Obamacare, que prevê maior regulamentação do governo sobre as empresas de seguros de saúde, e planeja expandi-lo. Também apoia a ideia, já defendida por Obama, de criar uma opção de plano de saúde "público", administrado pelo governo federal. Hillary ainda promete expandir o acesso a planos de saúde para os imigrantes ilegais.

Trump: Quer banir o Obamacare e trazer uma nova solução para o sistema de saúde, focada no princípio do livre comércio das empresas de seguros privadas. Segundo Trump, isso permite maior competição, qualidade e preços menores.
Hillary e Trump

Nenhum comentário