GIRO DA NOTÍCIA

TEMER ASSINA TERMO QUE AUTORIZA EMISSORAS DE RÁDIO AM MIGRAREM PARA FM.

#Migração deverá atingir cerca de 244 emissoras de rádios em todo o país.


O presidente Michel Temer, (PMDB), defendeu durante cerimônia de assinatura de termos para migração de rádios AM para FM, nessa Segunda-Feira, 07, a liberdade de imprensa no país e ressaltou a importância do exercício do contraditório feito por veículos de comunicação em relação a medidas governamentais.

Temer destacou que "Nós temos no texto constitucional a determinação da liberdade plena da imprensa e ela permite o contraditório e a contraposição às ideias. A vantagem de não estarmos em um sistema jurídico e político centralizador e autoritário é permitir o debate das ideias. Quando o governo faz ou vai fazer alguma coisa, em seguida, pode ouvir uma objeção e contraobjetar com aqueles que realmente pensam nas melhoras do nosso país", disse.

O presidente assinou termo que autoriza 244 emissoras de rádio AM a migrarem para a faixa de FM em várias partes do país.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a faixa FM tem vantagens em relação à AM, entre as quais melhor qualidade de áudio, redução de custos de operação e manutenção e integração com aparelhos digitais, como tablets e celulares e fácil captação de sinal.

As emissoras que assinaram o termo devem apresentar um projeto técnico de instalação das novas frequências e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) uma permissão de uso. Para migrar à faixa FM, as rádios AM vão ter que trocar seus sistemas de transmissão de sinal, que inclui transmissores, antenas e equipamentos auxiliares.

Ainda de acordo com o ministério, os custos da mudança de faixa serão arcados pelas próprias emissoras. O governo informou que a migração para a frequência FM varia de R$ 8,4 mil a R$ 4,4 milhões. O valor varia, entre outros fatores, do alcance da rádio.
Migração de AM para FM

Nenhum comentário