GIRO DA NOTÍCIA

MACRON E LE PEN DISPUTAM O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES EM MAIO.

#Candidatos à presidência disputam o poder com 3% de diferença.


Os candidatos à presidência da França, Emmanuel Macron, e a extrema direita, Marine Le Pen, venceram o primeiro turno das eleições mais acirradas do país que aconteceu neste Domingo, 23. O segundo turno acontece no próximo dia 07, Domingo.

Macron lidera o ranking como preferência dos eleitores à presidência com 23,86% do total dos votos, seguido por Le Pen com 21,43%, François Fillon, terceiro colocado, tem 19,94%, e já admitiu derrota. Jean-Luc Mélenchon ficou com 19,62%.

De acordo com duas pesquisas realizadas e divulgadas pela agência de notícias francesa, AFP, no Domingo, 23, mostra que Emmanuel Macron tem 62% de vencer o segundo turno, contra 38% de Marine Le Pen. A segunda pesquisa mostra vitória de Macron com 64% contra 36% de Le Pen.

Em pronunciamento após a votação, Macron, destacou que a França está passando por momentos de dificuldades. "Enquanto nosso país está passando por um momento único em sua história, marcado pelo terrorismo, os desafios econômicos e ambientais, sofrimento social, ele respondeu da forma mais bonita, votando maciçamente. Ele decidiu me colocar na liderança no primeiro turno das eleições", disse Macron a seus eleitores.

Le Pen destacou que o “grande debate” acontecerá e que os “franceses devem aproveitar essa chance histórica”, destacou.

As eleições da França são as mais importantes com forte impacto a Europa e o grupo econômico, União Europeia. O país é contra a parceria do bloco com o Mercosul devido a crise política da América Latina. A possível aliança deve acontecer após a saída definitiva do Reino Unido do grupo.

Ao todo foram esperados 47 milhões de francese em 70 mil colégios eleitorais espalhados pelo país. Cerca de 1,3 milhões de imigrantes franceses votam no Sábado em pontos de votação espalhados pelo Mundo.
Infográfico Informativo

Nenhum comentário