GIRO DA NOTÍCIA

EMPRESA CRIA ROBÔ CAPAZ DE CONTROLAR UM AVIÃO BOEING 737.

#Robô é capaz de controlar um  Boeing 737 com movimentos similar a de um humano.


A companhia americana Aurora Flight Sciences decidiu abordar a automação por um caminho diferente. Em vez de apostar no desenvolvimento de novas aeronaves, que substituiriam a frota existente, a empresa vem investindo na criação de um robô capaz de assumir o manche de aviões comuns. A ideia é que esse robô atue em parceria com o piloto, como um copiloto que não se cansa, não se estressa e nem se distrai.

O projeto, batizado de ALIAS (Aircrew Labor Cockpit Automation System) é financiado pelo governo norte-americano. Segundo a Aurora, basta um mês para deixar um avião comum pronto para receber esse robô piloto. E a mudança é reversível, ou seja, se for necessário, é possível reajustar os equipamentos na cabine e deixar tudo como antes.

A novidade já foi testada em três diferentes tipos de avião (um deles, militar). Em um dos vídeos divulgados pela empresa, é possível ver o robô conduzindo um Cessna Caravan em pleno voo. Mas é em outro, no simulador de um Boeing 737, que dá para observar com mais clareza como a máquina se comporta, usando um braço robótico para executar tarefas tais como destravar o acelerador e mudar a velocidade da aeronave (assista abaixo).

O projeto está em fase de desenvolvimento e sua adoção demandaria, entre outros aspectos, uma avaliação profunda por parte dos órgãos responsáveis pela segurança dos voos (tarefa que cabe, nos Estados Unidos, à Federal Aviation Administration). Ou seja, a transição para esse sistema pode demorar muitos anos. Mas o ganho de segurança é justamente um dos argumentos da empresa. Segundo a Aurora, a novidade poderia liberar o piloto para que ele pense de forma estratégica, especialmente em situações estressantes ou de emergência, enquanto o robô se ocupa de tarefas complementares.

Projeto é patrocinado pelo governo americano

Nenhum comentário