GIRO DA NOTÍCIA

IRAQUE DECRETA FERIADO NACIONAL APÓS TERMÔMETROS MARCAREM 50 GRAUS.

#Verão bateu recorde de temperaturas no hemisfério Norte do planeta.


O governo iraquiano decretou nesta Quinta-Feira, 10, feriado na capital Bagdá e em outras cidades do país, onde os termômetros marcaram 50º Celsius devido a uma intensa onda de calor.

De acordo com a emissora local Al Iraqiya, citando um comunicado das autoridades do Iraque, todos os escritórios públicos ficarão fechados durante todo o dia. Além disso, os funcionários do Estado foram dispensados do trabalho.

Segundo o Centro Nacional de Meteorologia iraquiano, as temperaturas podem ultrapassar os 50º C nas próximas horas. No ano passado em Basra, no Sul do país, os termômetros chegaram a registrar 53º C, uma das temperaturas mais altas que atingiram o Iraque. Na ocasião, o governo decretou dois dias de feriado.

VERÃO LÚCEFER: Ao menos 11 países da Europa já decretaram situação de emergência devido a forte onda de calor que atinge o velho continente. Apelidado de Lúcifer, o verão 2017 já matou centenas de pessoas com termômetros marcando 40 graus.
Em meio a essa onda de calor, um estudo da Comissão Europeia indicou que, se nada for feito para evitar as mudanças climáticas, até o fim do século o número de mortes relacionadas ao clima extremo pode passar de 3 mil para 152 mil por ano só no continente europeu.

A expectativa é de que a onda de calor dure até meados da próxima semana e já é o segundo pico neste verão. Em Julho, as altas temperaturas ainda favoreceram incêndios e mesmo cortes de energia em algumas regiões. Na Sexta-Feira, 04, a Europa contava um total de 75 focos de incêndio pelos países.

Até o final do século, a previsão aponta que tais ondas de calor no sul da Europa podem transformar a paisagem e a forma de turismo. Para alguns vilarejos nos Alpes suíços, a oportunidade também é a de se apresentar como novos destinos, mas para aqueles que queiram fugir do calor.
Verão no Iraque tem termômetros marcando 50 graus

Nenhum comentário