GIRO DA NOTÍCIA

FILMES BRASILEIROS VENCEM FESTIVAL DE CINEMA LGBT DA ITÁLIA.

#Filme "Bixa Travesty" foi destaque do “Prêmio Stajano”.


O filme brasileiro “Tinta Bruta” foi o grande vencedor da 33ª edição do “Lovers Film Festival”, que ocorreu em Turim, na Itália Dirigido por Márcio Reolon e Filipe Matzembacher, o longa-metragem ilustra a história de Pedro, que vive um momento conturbado de sua vida e passa a adotar um codinome para se apresentar anonimamente na internet.

Outro destaque foi o “Prêmio Stajano”, entregue ao longa “Bixa Travesty”, também brasileiro. Sob direção de Claudia Priscilla e Kiko Goifman, o filme exibe os desafios diários de uma cantora transexual negra que sofre com racismo e discriminação de gênero.

O “Lovers Film Festival” também fez menção honrosa ao longa-metragem espanhol “Tierra Firme”. Além disso, o ganhador do concurso internacional de documentários, chamado “Real Lovers”, foi o norte-americano “Beyond the Opposite Sex”.

A mostra é uma das mais importantes da Europa para o público LGBT e ocorreu entre os dias 20 e 24 de abril. Ela acontece por iniciativa do Museu Nacional de Cinema de Turim, em parceria com o Ministério de Bens e Atividades Culturais e de Turismo. (ANSA)

Homenagem: A ex-vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, morta a tiros no último dia 14 de março, será uma das personalidades homenageadas durante a 33ª edição do Lovers Film Festival – mostra de cinema LGBT que acontece entre hoje e 24 de abril em Turim, na Itália.

A lembrança soma-se a uma lista de outras homenagens à parlamentar, após o caso repercutir na imprensa internacional. “O assassinato de Marielle Franco abalou porque ela era uma pessoa que, mesmo sabendo que poderia ser morta, continuou a lutar com todas as forças possíveis. Para nós, ela é um símbolo", disse Irene Dionisio, diretora da mostra, à agência de notícias (ALA)news. Lésbica, Marielle e a arquiteta carioca Mônica Benício viviam em uma união estável, à época do crime.

O festival ainda homenageia o policial francês Xavier Jugelè, morto em 20 de abril do ano passado num atentado em Paris. Jugelè, membro da Flag, associação LGBT da polícia francesa, é tema do curta-metragem homônimo "Xavier".

O Lovers Film Festival é a mostra de cinema LGBT mais antiga da Europa. Neste ano, o evento conta com 81 produções, de 24 países, e inclui seis estreias mundiais, quatro europeias e 52 nacionais. O filme vencedor da categoria competitiva será exibido em novembro, no Centro de Arte Contemporânea de Genebra, na Suíça.

Filmes brasileiros vencem festival de cinema LGBT da Itália

Nenhum comentário