GIRO DA NOTÍCIA

ANGELA MERKEL CHEGA AO QUARTO MANDATO PERDENDO CREDIBILIDADE ENTRE OS ALEMÃES.

#Angela venceu as eleições com 33% contra 20,5% de seu principal concorrente.


Os conservadores alemães venceram as eleições legislativas deste domingo (24), mas a entrada histórica da direita nacionalista e populista no Parlamento pode azedar a festa de Angela Merkel, que vai encarar um quarto mandato como chanceler. A União Democrata Cristã (CDU) e a União Social Cristã (CSU) da Baviera conquistaram entre 32,5 e 33,5% dos votos, à frente dos social-democratas do SPD de Martin Schulz, com entre 20 e 21 %, segundo as pesquisas de boca de urna dos canais públicos ARD e ZDF.

Caberá a Merkel buscar um ou mais parceiros para formar o próximo governo. O SPD já indicou que permanecerá na oposição, após quatro anos no governo. A vitória já esperada de Merkel é ofuscada pelo resultado do partido Alternativa para a Alemanha (AfD) que, com 13% dos votos, segundo as pesquisas, será a terceira força política do país. "Vamos mudar o país (...) vamos caçar Madame Merkel. Vamos recuperar nosso país", prometeu Alexander Gauland, um dos líderes do AfD.

Anti-imigrante, anti-Islã, anti-europeu e revisionista, o AfD, que fracassou em 2013 em sua tentativa de entrar no Bundestag, superou neste domingo o partido de esquerda radical Die Linke (9%), os liberais do FDP (10%) e os Verdes (9%).

Angela Merkel perde votos em seu quarto mandato na Alemanha

Nenhum comentário