GIRO DA NOTÍCIA

POLO TECNOLÓGICO DO URUGUAI DEVE BENEFICIAR ALUNOS BRASILEIROS.

#Polo está sendo construído na divisisa do RS com o Uruguai.


O novo Polo Tecnológico de educação, que está sendo construído na cidade de Rivera, na fronteira com o Rio Grande do Sul, beneficiará mais de 600 estudantes de Uruguai e Brasil, de acordo com plano binacional estabelecido há cerca de uma década.

Este é o maior projeto educativo interinstitucional desenvolvido no país vizinho, em que participam a Administração Nacional de Educação Pública (Anep), Universidad del Trabajo (UTU), Universidad de la República (Udelar) e a Universidad Tecnológica (UTEC). "O objetivo é trabalhar com as congruências das matrizes produtivas da região", explicou Miguel Venturiello, conselheiro da UTU, em entrevista à Agência Efe.

O conceito de Polo Tecnológico, segundo o representante da instituição de ensino, é uma nova modalidade de ensino público do Uruguai, que busca a construção de centros com alta tecnologia, modernidade e impacto como acontece no Brasil.

Venturiello destacou ainda que a instalação em Rivera "é um adicional", já que permite potencializar o intercâmbio educacional binacional, estabelecido pela Anep e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Segundo o conselheiro, o espaço tem cinco hectares de extensão, em que estão projetados, inclusive, alojamentos para mais de 100 estudantes, uruguaios e brasileiros.

O centro formará em profissões binacionais, como gastronomia, logística, controle ambiental, informática, energias renováveis e mecatrônicas, que reúne engenharia mecânica, engenharia eletrônica, engenharia de controle e engenharia informática. "Isso é uma ampliação de oportunidades enorme, para os estudantes uruguaios e brasileiros. Para desenvolverem uma carreira de maior nível", afirmou Venturiello.

O local ainda terá um centro poliesportivo, para desenvolvimento de atividades pela Secretaria Nacional do Esporte.
Parque tecnologia é construído em Riveira

Nenhum comentário