GIRO DA NOTÍCIA

BELO HORIZONTE É A METRÓPOLE MAIS CONGESTIONADA DO BRASIL.

#BH desbancou Rio e São Paulo com sua frota e mobilidade urbana estaguinada.


Um indicador divulgado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) mostra que Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, é a metrópole mais congestionada do Brasil, ficando a frente de Brasília, DF, Rio de Janeiro e São Paulo, que ocupa o segundo lugar.

Frederico Rodrigues, sócio da Im Traff, empresa especialista em engenharia de tráfego e transportes, com sede na capital mineira destaca que: “Pode-se dizer que existe maior relação de veículos/habitantes em BH, o que, por teoria, pode levar a piores índices de trânsito do que em São Paulo, pois há mais automóveis em circulação em relação à população”, afirma.

A situação é diferente em outras capitais analisadas pela CNT. Em São Paulo, por exemplo, a Companhia do Metropolitano de SP aumentou a extensão do sistema metrô e monotrilho, embora de forma tímida, de 65,3 quilômetros, em 2011, para 68,5 quilômetros em 2015. Vale lembrar que lá, parte do transporte sobre trilhos é operado pela empresa privada ViaQuatro, que detém outros 8,9 quilômetros de linha férrea. Portanto, a malha metroferroviária operada por ambas soma 77,4 quilômetros.

No Rio de Janeiro, onde a taxa de motorização é de 0,39, também houve ampliação do sistema de transporte sobre trilhos, que passou de 40,9 quilômetros, em 2011, para 42,1 quilômetros em 2015. Contudo, depois do estudo analisado pela CNT, a malha foi ampliada com a linha 4, aumentando em 16 quilômetros. Também é importante frisar que o sistema lá é composto por metrô, VLT, trem metropolitano e bonde.

A malha de trilhos de Porto Alegre (RS) também é maior que a da capital mineira. Na capital do Rio Grande do Sul, a extensão é de 43,9 quilômetros de linha, sendo 42,9 quilômetros para o trem metropolitano e 01 quilômetro para o aero móvel.

Procurada para comentar a situação apontada pela pesquisa da CNT, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) não respondeu ao contato. Enquanto o sistema gerenciado pela companhia não acompanha o crescimento da demanda por transporte em Belo Horizonte, apenas nos últimos 10 anos, a frota na capital avançou 74%. O total de carros, motos, caminhões, ônibus e outros passaram de 1.020.465 unidades, em 2007, para 1.778.298, em 2017. Considerando os indicadores, não é surpresa que a capital tenha se tornado refém dos congestionamentos e retenções no trânsito.
Belo Horizonte é a cidade mais congestionada do Brasil

Nenhum comentário