GIRO DA NOTÍCIA

SANTA CATARINA JÁ TEM 100% DO SEU TERRITÓRIO MONITORADO POR RADARES METEOROLÓGICO.

#Radares poderão ser deslocados em casos de desastres naturais.


Quando o radar meteorológico móvel for instalado no Morro dos Conventos, em Araranguá, Santa Catarina terá 100% de cobertura dos fenômenos meteorológicos que se aproximarem do Estado, como furacões, vendavais e maremotos. Essa é a promessa do governo estadual, que mira o mês de dezembro para instalação da terceira estrutura focada em prevenção de desastres ambientais. As outras duas, em Lontras e Chapecó, dão conta de cobrir as demais regiões, conforme a administração.

De menor porte, mas com o adicional da mobilidade, o radar meteorológico que ficará responsável pelo Sul de Santa Catarina está, atualmente, em fase de testes em Florianópolis, no Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros. O local que receberá o equipamento também está passando por obras, conforme a Defesa Civil de Santa Catarin. "Em dezembro ele deve estar operando. Em 1º de novembro, devem começar as obras de infraestrutura, de reforma, lá onde tem o farol do Morro dos Conventos. Precisamos de autorização da Marinha. Deixando aquilo ali pronto, vai coincidir mais ou menos com o final dos testes em Florianópolis e já é deslocado para lá", esclarece o secretário-adjunto, Fabiano de Souza.

Em casos extremos de desastres, a estrutura poderá ser deslocada para qualquer região por um reboque. O investimento do governo do Estado é de R$ 3,4 milhões.

Enquanto os radares fixos atingem um raio de 200 quilômetros, podendo chegar a 400 quilômetros em modo vigilância, os móveis têm raio de 100 quilômetros. De qualquer forma, o governador Raimundo Colombo reforça que o radar a ser instalado em Araranguá será suficiente para a cobertura de todo o Estado. "O radar tem que fazer a leitura da topografia, armazenar na memória, então ele leva uma fase, às vezes maior, às vezes menor, para isso. Nós tivemos muita dificuldade em Lontras: funcionava, parava. Aí chamamos a empresa americana [a fabricante Enterprise Electronics Corporation (E.E.C)]e eles foram muito corretos, disseram: o sistema não deu certo. Eles trouxeram tudo novo sem cobrar um centavo. Com esse novo, isso não vai acontecer. Aí, com os três, a gente tem uma cobertura fantástica", garante.
O investimento do governo do Estado é de R$ 3,4 milhões

Nenhum comentário