GIRO DA NOTÍCIA

PESQUISADORES DESCOBREM PLANETA FORA DA VIA LÁCTEA.

#Pesquisa usou dados do Observatório de raios-X Chandra da Nasa, um telescópio espacial que é controlado pelo Observatório Astrofísico do Instituto Smithsonian.


A existência de exoplanetas era conhecida dentro das fronteiras da Via Láctea, mas agora foi descoberta, pela primeira vez, além de nossa galáxia, segundo um estudo da Universidade de Oklahoma.

Os pesquisadores foram capazes de detectar a 3,8 bilhões de anos luz "objetos em galáxias extragalácticas que vão desde a massa da Lua à de Júpiter" e se referem a eles como "uma população de planetas além da Via Láctea", indica um comunicado da universidade americana.

Xinyu Dai e Eduardo Guerras, ambos assinantes do artigo, usaram na pesquisa, publicada pela revista "Astrophysical Journal Letters", entre outras técnicas, um fenômeno astronômico conhecido como "microlente gravitacional", o único que permite descobrir planetas a grandes distâncias da Terra.

"Estamos muito entusiasmados com esta descoberta. É a primeira vez que alguém descobre planetas fora da nossa galáxia", indicou Dai, professor do departamento de Física e Astrofísica da citada universidade, que trabalhou no estudo com Guerras, pesquisador de pós-doutorado.

Para a pesquisa foram usados dados do Observatório de raios-X Chandra da Nasa, um telescópio espacial que é controlado pelo Observatório Astrofísico do Instituto Smithsonian.

Com o uso da técnica de microlente, o efeito gravitacional inclusive de objetos pequenos pode criar "uma alta ampliação que pode ser modelada e explicada em galáxias extragalácticas. Até este estudo não havia evidências de planetas em outras galáxias", aponta a nota de prensa.

Guerras explicou que este é "um exemplo do quão poderosas podem ser as técnicas de análise de microlente extragaláctica".

A galáxia estudada está localizada a 3,8 bilhões de anos luz de distância e "não existe menor possibilidade de observar estes planetas diretamente, nem sequer com o melhor telescópio que alguém possa imaginar em um cenário de ficção científica.

No entanto, "somos capazes de estudá-los, revelando sua presença e, inclusive, ter uma ideia de suas massas. É uma ciência genial", indicou o pesquisador.

Pesquisadores descobrem novo planeta fora da Via Láctea.

Nenhum comentário