ROMA E ALEMANHA LIMITAM USO DE CARROS A DIESEL.
#Europa quer restrangir diesel em todos os países durante a próxima década.
"Estamos cada vez mais testemunhando fenômenos extremos: seca por longos períodos, como a que está acontecendo em Lácio; chuvas que em um dia podem derramar a água de um mês inteiro; ou nevascas incomuns, como as que estão atualmente acontecendo na Itália", afirmou.
Na sua opinião, é preciso "agir rapidamente" e tomar medidas "enérgicas" para proteger o meio ambiente.
"Se quisermos intervir seriamente, devemos ter a coragem de tomar medidas enérgicas. Devemos agir sobre as causas e não apenas sobre os efeitos", defendeu.
Raggi participou ontem de um congresso no México onde defendeu a proibição, como afirmou na rede social.
A medida anunciada por ela é similar às propostas que serão aplicadas em cidades como Madri, onde a prefeita, Manuela Carmena, assegurou que proibirá a circulação de carros a diesel na cidade a partir de 2020.
Alemanha: O Superior Tribunal do Contensioso-administrativo da Alemanha considerou nesta terça-feira legal que uma cidade proíba a circulação dos veículos a diesel mais poluentes, sem necessidade de uma lei nacional, para garantir a limpeza do ar nos núcleos urbanos.
A sentença do Tribunal era esperada na Alemanha com grande expectativa, perante a possibilidade de as cidades que superam os limites máximos de dióxido de nitrogênio (NO2) segundo a legislação europeia apliquem esta proibição, o que poderia afetar carros vendidos há poucos anos, como o diesel com o sistema padrão Euro 5.
O Tribunal analisou se as cidades de Stuttgart (sudoeste) e Düsseldorf (oeste) contavam com base legal para incluir a proibição de circulação de veículos a diesel em determinadas zonas urbanas em seus planos de luta lutar contra a poluição, algo questionado pelos governos regionais.
Perante as demandas da organização ambientalista Deutsche Umwelthilfe (DUH), os tribunais de Stuttgart e Düsseldorf pediram aos respectivos governos regionais que modificassem seus planos de ar limpo para que as duas cidades não superassem os níveis máximos de NO2.
As cortes tinham considerado, além disso, que a proibição de determinados carros a diesel podia ser uma medida válida, mas os governos regionais - de Baden-Württemberg e Renânia do Norte-Westfalia - recorreram da decisão.
O Superior Tribunal sentenciou hoje que a medida é legal e que não se necessita de um regulação em nível federal para que as cidades possam aplicá-la.
![]() |
| Países da Europa vão banir carros a diesel |

Nenhum comentário