GIRO DA NOTÍCIA

NOVO AEROPORTO DE VITÓRIA TERÁ TRANSPORTE PÚBLICO QUE LIGA AO CENTRO URBANO.

#Aeroporto terá espaço determinado para os coletivos no novo Aeroporto de Vitória. O ponto final, dentro da área da Infraero, comportará de oito a dez ônibus.


Assim que o novo Aeroporto de Vitória começar a operar, na próxima sexta-feira (30), haverá mudanças no transporte público. Uma delas já foi confirmada pela Prefeitura de Vitória.

A linha municipal 123 é a que vai atender quem precisa chegar ou sair do novo Eurico de Aguiar Salles. Atualmente, essa linha já existe, mas o seu ponto final fica na Mata da Praia. Agora, o primeiro e o último ponto ficarão no aeroporto.

A subsecretária de Transportes de Vitória, Leila Casagrande, explicou que o itinerário feito pela linha 123 não sofrerá mudanças, apenas ganhará uma extensão.

“O ônibus vai sair do aeroporto, atravessar a Avenida Adalberto Simão Nader, entrar no Bairro República e continuar a rota que já faz. Portanto, as pessoas não serão prejudicadas”, garantiu, ao citar que ao todo cinco coletivos são responsáveis por realizar 26 viagens por dia nesse trajeto, sendo a primeira às 5h10 e a última às 22h25.

Aos domingos e feriados é a linha 122 (Aeroporto-Rodoviária) que vai fazer o percurso até o novo aeroporto, já que a 123 não circula nesses dias. Por enquanto, essa é a única opção que atenderá ao novo Eurico de Aguiar Salles. Mas, segundo Leila, a prefeitura não descarta a adaptação ou a criação de mais linhas para os usuários.

A subsecretária ponderou que as primeiras semanas vão ser decisivas para identificar e avaliar se haverá necessidade de colocar mais opções de transporte coletivo até o novo complexo aeroportuário.

“Será um período de adaptação. Afinal, não conhecemos ainda a demanda para ônibus nesse novo aeroporto, tanto em relação aos funcionários quanto aos passageiros. Mas vamos avaliar tudo, desde ampliar os horários atuais da linha 123, colocar mais ônibus ou novas linhas. Tudo vai depender da demanda”, comentou.

Uma das possibilidades, mas ainda em análise, é criar uma linha circular com um ônibus menor para atuar somente na área da Infraero. Dessa forma, passageiros poderiam descer na Avenida Adalberto Simão Nader e pegar o coletivo que levaria até o novo terminal do aeroporto. Esse trajeto, que tem quase um quilômetro de distância, não implicaria custos extras aos passageiros, que hoje pagam R$ 3,35 pela passagem.

Sobre os coletivos que atendem ao atual aeroporto, a subsecretária de Transportes disse que até o momento não há planos para mudanças, como com a redução de algumas linhas. Qualquer alteração, salientou Leila, só vai acontecer em função da demanda e da avaliação da prefeitura.

É possível também que haja mudanças em relação aos ônibus intermunicipais, mas procurada, a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) informou que ainda está analisando qual atendimento será feito no local.

Espaço: Haverá um espaço determinado para os coletivos no novo Aeroporto de Vitória. O ponto final, dentro da área da Infraero, comportará de oito a dez ônibus. Mas o ponto para passageiros ficará na área de embarque e desembarque do novo terminal.

É também nesse local que os capixabas e os turistas poderão pegar táxis e corridas com motoristas de aplicativos.

De acordo com a subsecretária de Transportes de Vitória, Leila Casagrande, os 75 taxistas que hoje atuam no terminal atual vão mudar para a nova estrutura também a partir do dia 30. “Também vamos monitorar. Se houver uma demanda maior, podemos vir a colocar mais táxis no aeroporto.”

Transporte público de Vitória terá intinerante que passa no aéroporto

Nenhum comentário